Seop remove 10 estabelecimentos irregulares de uma praça em Cosmos, na Zona Oeste

Publicado em 11/10/2022 - 11:42 | Atualizado
Antes de serem removidas, os responsáveis pelas estruturas foram notificados - Prefeitura do Rio

A Secretaria de Ordem Pública (Seop) realizou, nesta terça-feira (11/10), uma operação de remoção de 10 estabelecimentos irregulares, sendo seis trailers e quatro barracas, instalados sobre a calçada e colados à grade da Clínica da Família da Praça Santa Margarida, na rua Bacaxá, em Cosmos, Zona Oeste da cidade. As estruturas tinham instalações elétricas que colocavam em risco os comerciantes, funcionários e pacientes da clínica, além de dificultar a locomoção em área de passeio público e deixar o ambiente sem a ventilação necessária.

– Nós constatamos comércios irregulares instalados na calçada e colocados junto às grades de uma Clínica da Família, o que coloca em risco o bom funcionamento desse serviço básico de saúde para a população, assim como pacientes e funcionários. Dessa forma, essa foi mais uma operação de combate às construções e estruturas irregulares na cidade. Estamos atuando com muita ênfase na retomada da ordem pública e na preservação de vidas – afirmou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Todas os responsáveis pelas estruturas haviam sido previamente notificados. Outras barracas, instaladas irregularmente na área da praça, também foram notificadas. A Seop já havia atuado no local, anteriormente, quando foi retirada uma estrutura de aproximadamente 75m2 destinada a festas clandestinas e 15 barracas removíveis.

Também participaram da operação agentes da Subprefeitura da Zona Oeste,  da Secretaria de Conservação, da Coordenadoria Técnica de Operações Especiais (Coope), Guarda Municipal, Coordenadoria de Controle Urbano (CCU), Comlurb, Zona Oeste+, Rioluz, Light, Cedae e Polícia Militar.

• 11 de outubro de 2022