Seop realiza demolição de construção irregular sobre o Canal da Portuguesa, na Ilha do Governador

Publicado em 19/06/2024 - 11:09 | Atualizado em 19/06/2024 - 11:11
A construção irregular estava sobre a calha do Canal da Portuguesa - Fábio Costa/Prefeitura do Rio

A Secretaria de Ordem Pública, com o apoio da Fundação Rio-Águas, realiza, nesta quarta-feira (19/6), mais uma demolição de construção irregular, desta vez na Ilha do Governador, área que sofre influência do crime organizado. A operação fará a remoção de uma construção de grande porte, com características comerciais com três pavimentos, possuindo aproximadamente 600 m²  de área construída. Engenheiros da Prefeitura estimam um prejuízo de cerca de  R$ 1,5 milhão.

Em fase avançada de construção, a obra estava sendo executada em alvenaria e estrutura metálica – o que acelera sua conclusão – sobre a calha e na Faixa Marginal de Proteção (FMP) do Canal da Portuguesa. A estrutura, erguida sem nenhuma autorização da Prefeitura do Rio, poderia causar represamento da água da chuva, atrapalhar o curso do canal e, consequentemente, implicar em risco de desabamento, erosão e alagamento. A obra já havia sido embargada pela Fundação Rio-Águas.

– Essa operação de hoje é mais um exemplo de construção irregular que combatemos. Um imóvel de grande porte, construído em cima do leito de um canal na Ilha do Governador e que, além de ser totalmente ilegal, coloca em risco a vida de quem estivesse nele e de toda a vizinhança. Na última semana, completamos quatro mil demolições de construções irregulares. Seguiremos firmes com as ações para preservar a vida das pessoas, ordenar a cidade e asfixiar financeiramente o crime organizado – destacou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Também participam da operação agentes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Comlurb, Rio Luz, Light e Cedae. Na última semana, a Prefeitura do Rio completou quatro mil demolições de construções irregulares, com prejuízo de cerca de R$ 1 bilhão aos responsáveis.

• 19 de junho de 2024