Seop faz demolição de construção irregular em Vargem Grande

Publicado em 26/01/2024 - 14:56 | Atualizado em 26/01/2024 - 14:57
A construção irregular demolida em Vargem Grande ainda estava na fase de alvenaria - Prefeitura do Rio

A Secretaria de Ordem Pública realizou, nesta sexta-feira (26/1), a demolição de uma construção irregular de dois pavimentos, com aproximadamente 60 m² de área construída, ainda em fase de alvenaria e desocupada, na Estrada Vereador Alceu de Carvalho, em Vargem Grande. Toda a construção  foi erguida sobre a calha do canal de Sernambetiba, em cima de uma área aterrada de forma irregular, estreitando a calha original do canal e provocando o represamento parcial do seu fluxo natural.

De acordo com engenheiros da Prefeitura, em caso de chuva forte e, considerando a estrutura da construção ser muito precária, os seus ocupantes do imóvel correriam um grande risco uma vez que, com o aumento da vazão de água, a estrutura poderia entrar em colapso estrutural e cair.

Uma outra construção, próxima a que foi demolida, e com as mesmas características foi notificada e embargada pela Rio Águas. Uma nova operação de demolição será programada para o local para prevenir um possível desabamento.

– Já há algum tempo estamos dando um recado muito claro de que não toleramos construções irregulares na cidade do Rio. Desta vez estamos aqui em Vargem Grande realizando a demolição deste imóvel erguido sem nenhuma autorização e que colocava em risco seus futuros ocupantes, uma vez que foi erguido sobre o canal de Sepetiba. Seguiremos nossa atuação com foco na preservação de vidas e ordenamento da cidade – destaca o secretário Brenno Carnevale.

• 26 de janeiro de 2024