Seop faz a demolição de construções ilegais erguidas às margens do Rio Cabuçu, em Guaratiba

Publicado em 05/06/2024 - 11:40 | Atualizado em 05/06/2024 - 11:45
As edificações margeiam o afluente do Rio Cabuçu, o que causa a obstrução da calha do rio - Prefeitura do Rio

A Secretaria de Ordem Pública iniciou, nesta quarta-feira (5/6), a demolição de uma casa em fase de alvenaria, duas construções irregulares em fase de fundação e seis muros de alvenaria, todos erguidos ilegalmente, que delimitavam lotes localizados em loteamentos clandestinos situadas na Estrada Cabuçu de Baixo, em Guaratiba.  As edificações, que estavam sendo erguidas de forma irregular e sem embasamento técnico, margeiam o afluente do Rio Cabuçu, o que causa a obstrução e redução da calha do rio.

Os responsáveis pela obras também construíram, sem autorização, áreas para pedestres e veículos que serão retiradas pela Prefeitura, porque podem causar risco de erosão, desabamentos e enchentes, além de acarretar danos e prejuízos a seus ocupantes e demais moradores da região. Além disso, as construções prejudicam o acesso e a limpeza da margem e calha do curso d’água.

– Essa é mais uma operação de demolição de construção irregular que estamos atuando para preservar vidas, o meio ambiente e manter a ordem do local. Essas construções, erguidas ilegalmente, estavam próximas ao rio, podendo causar um grave acidente com a elevação do nível da água do rio em dias de chuva. Já fizemos cerca de 3.500 demolições de construções irregulares desde 2021 e não iremos tolerar esse ou qualquer outro tipo de ilegalidade – destacou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Também participam da operação a Guarda Municipal, Polícia Militar, Fundação Rio-Águas, Rioluz e Comlurb.

• 5 de junho de 2024