Seop e PM apreendem 50 quilos de cobre e mais de 100 quilos de cabos em fiscalização de ferros-velhos

Publicado em 30/08/2023 - 11:12 | Atualizado

A Secretaria de Ordem Pública realizou operação conjunta com policiais militares do 3° Batalhão, na noite desta terça-feira (29/8), para fiscalizar ferros-velhos ilegais no Méier, na Zona Norte da cidade. Os agentes apreenderam 50 quilos de cobre e mais de 100 quilos de cabos durante a ação. Dois ferros-velhos foram interditados.

– A Prefeitura do Rio, em conjunto com as forças policiais, segue mapeando os locais com maior incidência de furtos de cabos e fiscalizando diariamente os ferros-velhos. Por meio de um trabalho de inteligência, nós conseguimos identificar esses estabelecimentos que, na maioria das vezes, acabam servindo como receptadores de cabos e metais furtados. Seguiremos trabalhando com foco na apreensão desses produtos e na prevenção para que esse tipo de crime e ilegalidade não ocorra – explicou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Durante a fiscalização do primeiro ferro-velho, localizado na Rua João Ribeiro, foram apreendidos 25 quilos de cobre, um cabo de aproximadamente 30 metros (de baixa tensão e usado em máquinas industriais), três machados, cinco ponteiras, 30 facas, um alicatão e duas marretas. O proprietário não reconheceu o material e informou que foi deixado por um funcionário que se evadiu do local. O estabelecimento foi multado por falta do circuito de câmeras.

Já na segunda inspeção, na Rua Camarista Méier, foram  apreendidos aproximadamente 80 quilos de cabo de alta tensão, aproximadamente 25 quilos de cobre, 24 maços de cigarros, 47 facas e um relógio de balança. O proprietário se evadiu do local com a chegada das equipes. Uma ligação de água clandestina foi constatada pela equipe e foi cortada.

No terceiro ferro-velho, na Rua Alzira Valderato, não foi encontrada nenhuma irregularidade. Porém, houve disparos de arma de fogo vindos da comunidade São João e as equipes tiveram dificuldade em deixar o local. Com o auxílio da polícia militar, que apoiava a ação, os agentes saíram ilesos do local. O quarto e último estabelecimento que seria fiscalizado, na Rua Guineza, estava fechado.

A operação contou o apoio da Polícia Militar, agentes da Guarda Municipal, Rioluz e Águas do Rio.

• 30 de agosto de 2023