Seop apreende van pirata que fazia transporte de passageiros com adesivo falso da Secretaria de Saúde

Publicado em 24/01/2022 - 12:30 | Atualizado
O condutor foi autuado e a van foi removida para o depósito da Prefeitura do Rio - Divulgação

Agentes da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), realizaram na manhã desta segunda-feira (24/1), na Tijuca, a apreensão de uma van pirata que se fazia passar por um carro oficial da Secretaria Municipal de Saúde, com adesivo falso da pasta. Os fiscais estranharam o embarque de passageiros, acompanharam o automóvel e flagraram a cobrança indevida feita em um veículo totalmente irregular para a prática de transporte público.

A abordagem foi feita na Rua Santo Afonso, esquina com Major Ávila. O condutor foi autuado e a van foi removida para o depósito da Prefeitura do Rio.  Desde o início do ano de 2022 foram 127 remoções de vans, sendo 34 piratas.

A CETC realiza ações diárias em toda a cidade para coibir o transporte não autorizado (veículos piratas) e para fiscalizar os veículos cadastrados no sistema de transporte complementar. Em 2021, as ações resultaram na aplicação de 13.351 multas por diversas irregularidades flagradas pelas equipes, entre elas condutor flagrado sem cinto de segurança, transitar na via exclusiva do BRT, dirigir veículo falando ao celular, paradas em locais proibidos, transitar com veículos com lotação excedente, entre outras infrações. Além disso, as ações para coibir ilegalidades resultaram na remoção de 2.048 veículos em toda a cidade; desse total 413 eram piratas.

• 24 de janeiro de 2022