Seop apreende 120 quilos de cabos de rede elétrica em operação em Manguinhos

Publicado em 08/08/2023 - 12:57 | Atualizado em 08/08/2023 - 13:00
Os 120 quilos de cabos de rede elétrica estavam dentro de uma estrutura precária em Manguinhos - Prefeitura do Rio

A Secretaria de Ordem Pública apreendeu 120 quilos de cabos de rede elétrica dentro de uma estrutura precária erguida irregularmente em Manguinhos, durante operação de ordenamento e demolição realizada nesta terça-feira (8/8). Durante a ação, foram demolidas 69 construções em condições precárias de habitabilidade por ausência de saneamento e serviços básicos, feitas de madeira e lona, além de sete construções irregulares de alvenaria, destinadas a depósitos e banheiros, e ainda outras 11 construções comerciais que funcionavam como lava-jatos, todas construídas irregularmente. A equipe fez um corte de energia elétrica, que alimentava todas as construções ilegais.

Os agentes também retiraram três barricadas, feitas pelo tráfico para atrapalhar a entrada da polícia na comunidade, dificultando ainda o acesso de ambulâncias à UPA de Manguinhos e à Clínica da Família Victor Valla.

– Hoje a Prefeitura está fazendo uma operação aqui na Leopoldo Bulhões, uma importante via da Zona Norte, com o apoio da Polícia Militar, que ocupou todo esse complexo em volta que tem influência do tráfico de drogas. Nessa operação, nós já realizamos a apreensão de 120 quilos de fios. Fios de telefonia, de cobre, material que acaba sendo furtado. Além disso, nós estamos desmobilizando os lava-jatos com apreensão de itens que são utilizados para furto de água, que causam transtorno para o trânsito da cidade, e também estamos demolindo construções irregulares em condições absolutamente insalubres aqui debaixo do viaduto. Nós vamos  continuar fazendo essas operações de ordenamento na cidade, com foco na ordem pública e também na segurança – enfatiza o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Também participam da operação a Coordenadoria Técnica de Ações Especiais (Coope), Guarda Municipal, secretarias de Conservação e Assistência Social, Subprefeitura da Zona Norte, Comlurb, Rioluz, Light, Cedae e Polícia Militar.

• 8 de agosto de 2023