Prefeitura remove 121 veículos e fiscaliza 71 quiosques em ações para conter aglomerações na orla neste fim de semana

Publicado em 15/06/2020 - 13:36 | Atualizado
Da noite de sexta-feira, 12/06, a domingo, 14/06, agentes também verificaram o funcionamento do comércio no Ponto Chic, Madureira e outras áreas das zonas Norte e Oeste. Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), removeu, neste fim de semana, 121 veículos pelo descumprimento da suspensão de estacionamento na orla do Leme ao Pontal, e multou três de 71 quiosques fiscalizados na Zona Sul. As ações fazem parte das medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19 na cidade. Da noite de sexta-feira, dia 12, até o domingo, 14, também foram fiscalizados comércios de diversos bairros das zonas Norte e Oeste, como Madureira e Padre Miguel.

No Ponto Chic, em Padre Miguel, ao todo, 22 estabelecimentos foram fiscalizados, na sexta e no sábado, e orientados a se adequar ao decreto municipal de isolamento social. A maioria possuía mesas e cadeiras expostas para atendimento a clientes, o que ainda está proibido para evitar aglomerações. Para a fiscalização do comércio, a força-tarefa coordenada pela Seop conta com profissionais da Subsecretaria de Operações da pasta, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Fazenda, Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Comlurb, além do apoio da Polícia Militar em algumas áreas.

Balanço detalhado – Na manhã deste domingo, dia 14, durante ação na orla do Leblon, Ipanema e Copacabana, na Zona Sul, a força-tarefa constatou o fechamento da maioria dos estabelecimentos (59 de um total de 71) fiscalizados. Entre os abertos (12), apenas três atuavam em desacordo com o decreto municipal, e foram multados.

À tarde e à noite, as equipes atuaram em bairros das zonas Norte e Central (Campinho, Madureira, Irajá, Inhaúma, Maria da Graça, Penha, Bonsucesso, Tijuca e Benfica), para checar denúncias de funcionamento indevido do comércio, mas não encontraram irregularidades. Ao todo, 174 estabelecimentos já estavam fechados, e 17 abertos de acordo com o decreto.

No sábado, dia 13, o comércio de Madureira também foi alvo de fiscalização. A força-tarefa percorreu a Rua Carvalho de Souza e a Estrada do Portela, fechando dois dos 13 estabelecimentos fiscalizados. A maioria das lojas (94) do percurso já estava fechada e 13 ambulantes foram orientados a se retirar.

Os agentes também atuaram duas noites consecutivas, sexta e sábado, dias 12 e 13, os no Ponto Chic, em Padre Miguel, na Zona Oeste. Ao todo, 22 estabelecimentos foram fiscalizados e os que apresentavam irregularidades, como colocação de mesas e cadeiras para atendimento ao público, foram orientados a se adequar imediatamente. Nove ambulantes que atuavam de forma irregular tiveram que encerrar suas atividades.

Sobre o estacionamento na orla – A fiscalização do estacionamento na orla conta com 10 reboques da Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer), da Seop. Neste período de pandemia, o uso de vagas do Rio Rotativo é permitido (por meio de prorrogação do decreto municipal 47.424) somente para moradores e usuários de vagas especiais. Os moradores devem deixar à mostra, no painel do veículo, o Cartão Morador do sistema Rio Rotativo (emitido pela CET-Rio) ou comprovante de residência. Já os usuários de vagas especiais (idosos e deficientes físicos) devem expor o cartão obrigatório de beneficiário.

Ainda por conta da pandemia do novo coronavírus, os depósitos municipais (em São Cristóvão e no Recreio dos Bandeirantes) estão funcionando apenas em dias úteis, das 8h às 17h. O fechamento das unidades aos fins de semana começou em 28 de março. Com isso, se o veículo for removido na sexta-feira e não puder ser retirado no mesmo dia, não serão cobradas as diárias referentes a sábado e domingo. E se a remoção acontecer no sábado ou no domingo, o proprietário pagará apenas uma diária pelo fim de semana.

Números gerais – Em mais de dois meses de ações diárias em toda a cidade, a Seop registrou 27.728 estabelecimentos fiscalizados, com 20.139 pontos comerciais fechados, de 18 de março a 10 de junho. Já as equipes do Disk Aglomeração atenderam, até a data, 9.297 ocorrências. Os dez bairros mais demandados são: Campo Grande, Realengo, Bangu, Santa Cruz, Barra da Tijuca, Taquara, Tijuca, Centro, Copacabana e Recreio dos Bandeirantes.