Prefeitura realiza operação para melhorar a circulação na principal via da Rocinha

Publicado em 16/01/2023 - 17:10 | Atualizado
Ao todo foram rebocados 11 veículos e outros 28 foram autuados - Divulgação

Nesta segunda-feira (16/1), a Secretaria de Ordem Pública (Seop) e Subprefeitura da Zona Sul realizaram operação para desobstruir a principal via da comunidade da Rocinha, a Estrada da Gávea. O trânsito na via tem sido muito prejudicado pelo estacionamento irregular e abandono de veículos, que causam transtornos para pedestres e demais veículos que circulam pelo local. Desde o fim do ano passado, a Associação de Moradores da Rocinha tem realizado campanhas de conscientização para acabar com o estacionamento irregular e liberar a via, porém as campanhas não têm surtido o efeito esperado e foi necessária uma ação mais dura para liberar a via.

– Essa é uma demanda da comunidade local, e que a Seop não vai se furtar em atender para manter a ordem pública na cidade – destacou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

A Prefeitura tem trabalhado em parceria com a Associação de Moradores da comunidade e com a Gerência Executiva Local para encontrar soluções para os problemas da região, e uma das demandas é o trânsito causado pelo estacionamento irregular de veículos, na principal via de acesso à comunidade.

– Fizemos um trabalho de conscientização e agora estamos partindo para as operações punitivas, com reboque e autuação dos veículos que permanecem estacionados de forma irregular. O trabalho de fiscalização vai continuar – afirmou Flávio Valle, subprefeito da Zona Sul.

A operação desta segunda-feira contou com a parceria da Associação de Moradores da Rocinha e também com o apoio do serviço de reboque da Seop e da Gerência Executiva da Rocinha. Ao todo foram rebocados 11 veículos e outros 28 foram autuados. Os veículos rebocados foram encaminhados para o depósito público.

– A ação de hoje foi positiva. Agora, precisamos manter a periodicidade dessa ação, para manter o fluxo de trânsito na Estrada da Gávea dentro da normalidade – disse João Bosco, vice-presidente da Associação de Moradores da Rocinha.

Ação de ordenamento

A Seop também realizou uma operação de ordenamento urbano na região. Na ação, foram apreendidas duas barracas de lanches, dois botijões de gás, dezenas de materiais de ambulantes ilegais, além de 200 quilos de resíduos diversos.

• 16 de janeiro de 2023