Prefeitura realiza operação de ordenamento e limpeza noturna nas areias da Zona Sul

Publicado em 20/03/2024 - 09:44 | Atualizado
A operação de ordenamento foi realizada nas areias da Zona Sul, do Posto 12, no Leblon, ao Posto 8, no Arpoador - Divulgação

A Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Comlurb realizaram, na noite de terça-feira (19/3), uma grande operação de ordenamento nas areias da Zona Sul da cidade, do Posto 12, no Leblon, ao Posto 8, no Arpoador. Na ação, foram apreendidas 34 redes de vôlei e futebol deixados por escolinhas esportivas na areia, além três mesas de fut-mesa, dezenas de materiais de treinamento funcional e alguns guarda-sóis. A manutenção de artigos esportivos, assim como estruturas de barraqueiros para pernoite na praia prejudica muito o trabalho de limpeza realizado pela Comlurb, além de ser uma utilização indevida de área pública, uma vez que é uma prática proibida.

– Realizamos nesta noite mais uma ação de ordenamento na orla da cidade, desta vez nas praias de Ipanema e Leblon, para coibir a prática ilegal de deixar montadas redes para atividade esportivas, além de barracas e estruturas na areia. Além de ser uma utilização indevida de área pública, a prática também traz prejuízo ao trabalho de limpeza das areias – explicou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

O presidente da Comlurb, Flávio Lopes, reforçou a importância da ação.

– A Comlurb realiza um trabalho de excelência em todas as praias da cidade, que recebem limpeza diariamente em dois turnos, sendo o último deles durante a noite/madrugada. Atualmente, o serviço foi incrementado com os novos tratores de praia com implemento acoplado para peneirar e revolver a areia, e as minimáquinas com as mesmas funções para uso nos locais onde os tratores não alcançam. Em alguns pontos das praias, os garis têm dificuldade para limpar por conta das redes nas areias para práticas desportivas que impedem a passagem das máquinas. A lei estabelece que os responsáveis retirem todo material das areias a partir das 22h, permitindo a limpeza da praia na madrugada. A lei, porém, não está sendo cumprida e os tratores não estão conseguindo cobrir 100% da faixa de areia. Por isso, a importância dessas operações para garantir todo o espaço limpo para os banhistas.

No último dia 15, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Esportes e da Seop, concedeu 250 alvarás para profissionais que atuam com atividades físicas em espaços públicos da cidade. No momento da entrega, o secretário Brenno Carnevale já havia destacado a importância das licenças, mas também das fiscalizações e do auxílio desses profissionais ao trabalho da Prefeitura.

– Quando a gente traz a regularização, simbolizada no alvará, é uma forma de conferir responsabilidade e deveres, mas também conferir direitos e segurança jurídica. Se alguém tentar atrapalhar o seu negócio, vocês têm um documento que lhes permite reivindicar direitos dos órgãos públicos. Fica aqui o nosso compromisso de manter essas atividades organizadas – disse Carnevale.

• 20 de março de 2024