Prefeitura do Rio realiza mais uma demolição de construção irregular no Vidigal

Publicado em 08/12/2023 - 11:41 | Atualizado em 08/12/2023 - 12:35
A construção irregular ficava às margens da Avenida Niemeyer, numa região de encosta - Prefeitura do Rio

A Secretaria de Ordem Pública e Subprefeitura da Zona Sul realizaram, nesta sexta-feira (8/12), a demolição de uma construção irregular na comunidade do Vidigal, às margens da Avenida Niemeyer, numa região que sofre a influência do crime organizado. O imóvel possui 50m² e foi erguido em área de encosta, com inclinação muito elevada, com fundações feitas de modo precário e sem nenhum licenciamento da Prefeitura ou acompanhamento técnico. A construção foi realizada junto a um muro de contenção, afetando sua estabilidade e obstruindo a drenagem da canaleta que escoa as águas da chuva do local, causando risco elevado de desabamento. O laudo foi realizado por profissionais da Secretaria de Ordem Pública, da Defesa Civil e da Geo-Rio.

– Essa é mais uma construção irregular que a Seop está fazendo a demolição. Uma construção totalmente ilegal no Vidigal. É uma área que sofre influência do crime organizado, mas, acima de tudo, uma construção absolutamente arriscada em área de encosta, com fundação feita de uma forma absolutamente precária, sem licenciamento, sem acompanhamento técnico. Nós constatamos aqui a construção realizada junto ao muro de contenção, isso afeta a estabilidade do terreno, impede a passagem e o escoamento da água que faz a drenagem da canaleta. Ou seja, em caso de chuva, isso provocaria risco elevado de desabamento. Então, nós realizamos essa operação com foco, primordialmente, na preservação da vida, na proteção das pessoas e obviamente também no ordenamento da cidade – enfatizou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

O subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, contou que a demolição foi feita depois de receber uma denúncia.

– Recebemos a denúncia, vistoriamos e estamos demolindo. A construção tem cerca de 50m², estava sendo feita em cima de um muro de contenção e oferecia risco iminente para todos. Estamos mais uma vez protegendo as pessoas.

Também participam da operação agentes da Subprefeitura da Zona Sul, Comlurb, CET-Rio, Guarda Municipal e Rioluz.

• 8 de dezembro de 2023