Operação da Seop e da GM para a Parada do Orgulho LGBTQIAP + Rio conta com 392 agentes

Publicado em 25/11/2022 - 10:05 | Atualizado em 25/11/2022 - 10:08

A operação especial da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) para a 27ª Edição da Parada do Orgulho LGBTQIAP+ Rio, que acontece neste domingo (27/11), em Copacabana, na Zona Sul do Rio, vai contar com o emprego de 392 agentes, sendo 334 guardas municipais e 58 fiscais da secretaria. As equipes dos órgãos da Prefeitura vão atuar com foco no ordenamento urbano e do trânsito, visando promover um ambiente seguro para a manifestação. A operação terá início às 7h e a previsão é que o evento comece 9h.

As equipes da GM-Rio estarão presentes em pontos estratégicos em toda a extensão da Avenida Atlântica, operando as barreiras viárias e também dando suporte ao público em geral. Ao todo serão 56 postos de atuação, incluindo a faixa de areia e as estações de metrô Arcoverde e Siqueira Campos, que ficam próximas ao local do evento.

Nas estações de metrô, o patrulhamento preventivo será realizado pelas equipes do Grupamento de Operações com Cães (GOC), que permitirá uma resposta mais rápida e contundente em situações emergenciais. Na faixa de areia da praia haverá cinco tendas para dar apoio ao efetivo do Subgrupamento de Operações de Praiai (SGOP). Serão utilizados ainda 56 viaturas, 225 pistolas de eletrochoque e 160 rádios para comunicação entre o efetivo.

A Seop vai atuar com 58 agentes da Subsecretaria de Operações, Rio+Seguro, Coordenadoria de Controle Urbano e Gerência de Fiscalização de Estacionamento e Reboques. Serão utilizados oito reboques no sábado (26/11), e 10 no domingo (27/11). Já a Coordenadoria de Controle Urbano atuará com dois caminhões baú para auxiliar na remoção das mercadorias irregulares.

CET-Rio monta esquema especial de trânsito para a 27ª Parada de Orgulho LGBTQIAP+

• 25 de novembro de 2022