Coronavírus: Prefeitura fiscaliza 44 estabelecimentos e fecha três em ação nos bairros de Realengo e Sulacap

Publicado em 29/04/2020 - 16:53 | Atualizado
Fiscais da Prefeitura fecham comércio que desrepeita normas de combate à pandemia do coronavírus. Foto: Divulgação/Seop

A Prefeitura do Rio fiscalizou 44 estabelecimentos comerciais e fechou três em ação nos bairros de Realengo e Sulacap, na Zona Oeste, nesta quarta-feira, dia 29. A força-tarefa coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) também orientou ambulantes irregulares a desocuparem o espaço público. Nesta tarde, os agentes seguem para Vicente de Carvalho, na Zona Norte. O objetivo é verificar o cumprimento do decreto do prefeito Marcelo Crivella que restringe as atividades comerciais como medida de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Além de orientarem lojistas e ambulantes a encerrarem as suas atividades, os agentes municipais verificam se os estabelecimentos autorizados a funcionar (classificados como essenciais pelo decreto) estão adotando medidas sanitárias adequadas e cuidados para evitar a aglomeração de pessoas. Entre eles, estão supermercados e hortifrútis, padarias (sem consumo no local) e pet shops, com horários especiais de funcionamento. A lista completa pode ser verificada no link: https://bit.ly/2V605pN.

Com a participação de diversos órgãos municipais e, em alguns casos, o apoio da Polícia Militar, as fiscalizações diárias, iniciadas em 18 de março, já resultaram no fechamento de 4.913 estabelecimentos dos 7.384 visitados em 102 ações conjuntas em toda cidade.

A força-tarefa conta com efetivos da Subsecretaria de Operações (Subop) da Seop; Guarda Municipal; Subsecretaria de Licenciamento, Fiscalização e Controle Urbano, vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda; Subsecretaria de Vigilância Sanitária, que integra a Secretaria Municipal de Saúde; e Comlurb.

Disk Aglomeração atende 3,6 mil chamados

Outra frente coordenada pela Seop, o Disk Aglomeração atendeu 3.611 ocorrências de 31 de março até esta terça-feira (28/04). Os dez bairros mais demandados são: Campo Grande, Bangu, Realengo, Santa Cruz, Taquara, Centro, Barra da Tijuca, Copacabana, Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. Os principais chamados são para dispersar grupos de pessoas em estabelecimentos essenciais e áreas públicas.

O serviço funciona com base em chamados feitos à Central 1746 (telefone, site ou aplicativo), além de sinais de celulares, por meio de parceria com a operadora de telefonia TIM e o Centro de Operações (COR). Para mais informações sobre o funcionamento, acesse: https://bit.ly/2JX4CUV.