Coronavírus: Prefeitura do Rio distribui máscaras no Terminal de Santa Cruz do BRT

Publicado em 24/04/2020 - 07:33 | Atualizado em 24/04/2020 - 08:58
Guarda municipal distribui máscaras em ação da Prefeitura no BRT de Santa Cruz. Foto: Divulgação/Prefeitura Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Minicipal, realiza, nesta sexta-feira (24/04),  a distribuição de máscaras de proteção no Terminal do BRT de Santa Cruz.

É a segunda estação a receber a ação preventiva, que foi iniciada na quinta (23/04) no Terminal Alvorada. A partir das 6h,  agentes dos dois órgãos irão oferecer  máscaras aos usuários do sistema e pedestres, além de distribuir folders explicativos. Lavatórios volantes (para higienização das mãos com sabão líquido e álcool em gel) também estarão a disposição da população.

A medida preventiva faz parte da campanha “Convide a Vida”, de combate ao novo coronavírus, e vai ao encontro do decreto do prefeito Marcelo Crivella, que estabelece a obrigatoriedade do uso de máscaras em estabelecimentos comerciais essenciais e vias e transportes públicos a partir desta quinta-feira.

Segundo o secretário de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca, atividades como esta continuarão a acontecer ao longo dos próximos dias em terminais do BRT e pontos sensíveis de concentração de pessoas.

“Na ação de quinta, percebemos uma grande adesão ao uso da máscara, mas também  encontramos algumas pessoas que não estavam usando. Não podemos deixar nos acomodar. Esta é uma causa voltada à salvar vidas. A Prefeitura, mais uma vez, está ao lado da população, levando oportunidades para que possamos vencer esta pandemia”, afirma o secretário municipal de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca.

Foco educativo – Até que a regulamentação sobre a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção seja publicada, neste primeiro momento as ações terão foco educativo. Para tanto, equipes da Vigilância Sanitária, Assistência Social, Guarda Municipal e Seop atuarão nas ruas orientando o cidadão sobre a importância de utilização do equipamento de proteção individual como forma de minimizar os riscos de transmissão e contaminação do novo coronavírus.

Prefeitura orienta motoristas de ônibus sobre uso obrigatório de máscaras