Coronavírus: fiscalização do comércio prossegue na Zona Oeste

Publicado em 25/03/2020 - 15:28 | Atualizado

Nesta quarta-feira, agentes verificam o fechamento de estabelecimentos considerados não essenciais na Estrada dos Bandeirantes

Continua nesta quarta-feira, 25, ação conjunta da Seop, com a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Fazenda, para fiscalizar o cumprimento do decreto nº 47.285, que determina o fechamento obrigatório de comércios e serviços não essenciais. A restrição também abrange o comércio ambulante. Hoje, as equipes atuam na Estrada dos Bandeirantes, na Zona Oeste.

A medida começou a valer nesta terça-feira, 24. Neste dia, a ação esteve na Barra da Tijuca e percorreu a região da Avenida das Américas e outras vias do bairro da Zona Oeste. Ao todo, seis estabelecimentos encerraram suas atividades após a orientação dos agentes municipais. Entre eles, lojas de produtos de informática, um restaurante (que funcionará apenas por meio de delivery) e uma locadora de carros na Avenida Ayrton Senna, que suspendeu o serviço de locação e ficará aberta, em regime especial, somente para a devolução de veículos já contratados.

A suspensão é por tempo indeterminado. As exceções são para farmácias, supermercados e hortifrútis; padarias; pet shops; e lojas de equipamentos médicos. Mais informações no link: https://bit.ly/39drKZE.

Ações preventivas: mais de 200 estabelecimentos orientados desde a semana passada

A Seop, em ações conjuntas com outros órgãos municipais, vem orientando, desde a última quinta-feira, 19, quanto à necessidade de encerramento preventivo do comércio. Mais de 200 estabelecimentos (incluindo quiosques, bares e boates) foram visitados em ações na orla e outros pontos das zonas Sul e Oeste, na Saara (um dos principais polos de comércio popular da cidade, no Centro), e no bairro de Madureira, na Zona Norte. Com planejamento e integração da Subsecretaria de Operações (Subop) da pasta, as ações contaram com efetivos da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Fazenda, além da Subsecretaria de Vigilância Sanitária e da Polícia Militar, de acordo com a necessidade operacional.

• 25 de março de 2020