BRT Seguro completa três anos com cerca de 3.400 prisões realizadas por roubo, furto e outros crimes

Publicado em 03/06/2024 - 09:47 | Atualizado em 03/06/2024 - 09:58
Os agentes do BRT Seguro fizeram cerca de 3,4 mil prisões em três anos - Fábio Costa/Prefeitura do Rio

Três anos após a sua criação, em junho de 2021, o programa BRT Seguro, coordenado pela Secretaria de Ordem Pública, já realizou cerca de 3.400 prisões por roubo, furto, vandalismo, desacato e importunação sexual. As ações de patrulhamento e fiscalização, somadas às melhorias do sistema BRT, acarretaram em uma redução de 90% dos gastos da Mobi-Rio com reparo causados pelas ocorrências de vandalismo.  Além de atuar para garantir a segurança dos passageiros e combater o dano às estações, as equipes também são responsáveis por coibir os calotes em todo o sistema. Nessas ações já foram aplicadas 17.800 multas por evasão.

– O BRT Seguro é o maior programa municipal de segurança pública do país focado no transporte público e os resultados, ao longo desses três anos, só comprovam essa afirmação. As mais de 3.400 prisões por furto, vandalismo e outros tipos de crimes culminaram em uma redução de 90% dos gastos com os reparos causados pelos vandalismos cometidos. É uma equação perfeita que mostra que o monitoramento das estações e o patrulhamento atento e proativo geram uma sensação de segurança e até desonera os cofres do município. Ele é a comprovação de que a Prefeitura pode e deve auxiliar no trabalho de segurança pública – ressaltou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

As 140 estações do sistema BRT e os 12 terminais são monitoradas 24 horas pelas 2.100 câmeras da Mobi-Rio. A qualquer indício de atividade suspeita ou fora do padrão, os agentes do BRT Seguro são acionados para verificar a ocorrência.

– A atuação do BRT Seguro, em parceria com a equipe de monitoramento da Mobi-Rio e suas 2.100 câmeras, tem sido fundamental para a recuperação e operação do sistema, revertendo as estatísticas de vandalismo em estações e articulados.  Os 450 mil passageiros que se utilizam diariamente do BRT agradecem – afirmou a presidente da Mobi-Rio, Cláudia Secin.

Os agentes também fazem fiscalização em veículos que transitam irregularmente na pista exclusiva do BRT. Nessas operações já foram registradas mais de 7.300 autuações. Em parceria com o Centro de Controle Operacional da Mobi-Rio, os agentes realizam patrulhamento em viaturas, nas estações e embarcados nas composições e também fazem operações de ordenamento urbano nas estações e ações para coibir pessoas em situação de rua nos terminais.

– É importante ressaltar a integração dos agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar, que prestam serviço no programa BRT Seguro, combatendo com tolerância zero os crimes de vandalismo, entre outros, proporcionando assim uma maior sensação de segurança aos usuários do sistema – destacou o gerente do Programa BRT Seguro, Eider Figueiredo.

O presidente da Câmara do Rio e um dos autores da emenda que possibilitou a criação do programa BRT Seguro, vereador Carlo Caiado, enfatizou que o papel exercido pela casa legislativa foi primordial para que o projeto se tornasse realidade.

– A Câmara Municipal está se fazendo presente desde o início dessa discussão. Fizemos uma aprovação em tempo recorde da necessidade de aportar recursos para a recuperação do sistema. Essa era uma demanda da população, que sofria com assaltos e vandalismo. Nós garantimos a criação do programa na lei da intervenção no BRT. É muito gratificante ver esses resultados beneficiando o carioca que usa esse transporte todos os dias.

As 140 estações do sistema BRT e os 12 terminais são monitoradas 24 horas – Fábio Costa/Prefeitura do Rio

• 3 de junho de 2024