Balanço da semana: Seop registra 476 autuações a veículos de transporte complementar

Publicado em 13/03/2020 - 19:00 | Atualizado em 18/03/2020 - 10:38

Destas, 138 foram em ações especiais em Rio das Pedras, Itanhangá e Muzema, na Zona Oeste

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), por meio da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC), autuou, nesta semana, 476 vans e kombis de passageiros, removendo 62 por diversas irregularidades. As fiscalizações aconteceram, entre segunda-feira (9) e quinta-feira (12), em vários bairros – a maioria nas zonas Norte e Oeste. O principal objetivo é levar mais segurança aos usuários.

Ação especial – Entre os bairros fiscalizados, a coordenadoria intensificou, nesta semana, sua atuação em Rio das Pedras, Itanhangá e Muzema, onde 138 veículos foram autuados e nove removidos por diversas irregularidades. Quatro eram piratas.

As operações são planejadas com base em informações do setor de inteligência do órgão e demandas da Central 1746. As equipes contam com o apoio da Guarda Municipal e policiais militares, por meio do convênio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) com a Prefeitura.

Irregularidades – Durante as ações, os agentes também orientam os permissionários quanto à conduta na prestação do serviço, de acordo com o código disciplinar que rege a categoria e o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre as irregularidades flagradas pelas equipes estão: pneus sem frisos, veículo em mau estado de conservação, estacionamento em local proibido, lotação excedente, uso de celular ao volante, van em ponto de embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo, documento fora de validade, falta de vistoria, entre outras.

Denúncia anônima – Para auxiliar no planejamento das operações, a CETC destaca a importância da população informar qualquer tipo irregularidade pela central de atendimento da Prefeitura, 1746, em posse da placa, data, horário e local do flagrante. A denúncia pode ser anônima.

• 13 de março de 2020