Agentes do programa BRT Seguro prendem dois homens dentro de ônibus articulados

Publicado em 20/04/2023 - 11:18 | Atualizado em 20/04/2023 - 11:19

Agentes do BRT Seguro, da Secretaria de Ordem Pública, prenderam dois homens em ocorrências distintas, na tarde desta quarta-feira (19/4). Um motorista, que seguia como passageiro na linha 22 (Alvorada x Jardim Oceânico) para iniciar seu turno de trabalho no Terminal Jardim Oceânico, flagrou um rapaz pichando o banco do BRT da nova frota comprada pela Prefeitura. Imediatamente, fez uma foto do celular e enviou para o grupo de motoristas da Mobi-Rio. A partir disso, os agentes do BRT Seguro foram acionados e abordaram o vândalo no Jardim Oceânico. Ele foi conduzido para a 16ª DP.

– Não vamos tolerar atos de vandalismo dentro dos ônibus e nem nas estações. O trabalho dos agentes do BRT Seguro tem trazido mais segurança aos passageiros, e com isso a sociedade tem se sentido mais segura para fazer as denúncias logo que veem algo de errado. Vamos continuar atuando para manter a ordem no BRT para que o carioca faça seus deslocamentos com tranquilidade – afirmou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Quando é constatada a pichação, o ônibus é encaminhado à garagem para limpeza, o que pode tirá-lo por até quatro horas da operação, prejudicando os passageiros. Pichar o articulado é crime de dano qualificado e a pena aplicável é de detenção de 6 meses a 3 anos e multa além da pena correspondente à violência.

Já na estação do BRT da Taquara, os passageiros ao avistarem os agentes que estavam na estação, avisaram que um homem tinha furtado um telefone celular dentro do articulado. Os agentes abordaram o suspeito, que ainda estava dentro do ônibus. O aparelho foi recuperado e os agentes o conduziram para a 32ª DP.

Desde o início do programa BRT Seguro, em junho de 2021, foram realizadas duas mil prisões por roubo, furto, vandalismo, importunação sexual e desacato. Também foram aplicadas mais de 7.100 multas por evasão de passagens.

• 20 de abril de 2023