Volta às aulas: Ronda Escolar retoma patrulhamento com boas-vindas a alunos e reforça prevenção à Covid-19

Publicado em 24/02/2021 - 10:53 | Atualizado em 24/02/2021 - 11:22
A Ronda Escolar é um patrulhamento preventivo feito pela Guarda Municipal - Prefeitura do Rio

A Guarda Municipal iniciou, nesta quarta-feira ( 24/2), a Operação Volta às Aulas com o retorno do Grupamento de Ronda Escolar à rotina de patrulhamento nas unidades da rede de ensino, em apoio à Secretaria Municipal de Educação. As equipes de patrulheiros e de atividades lúdicas deram as boas-vindas aos alunos, reforçando as formas de prevenção da Covid-19 na porta das escolas.

GM dá dicas de trânsito aos motoristas e de segurança aos pais de alunos

A atividade contou com a participação dos mascotes  Bela e Gentil, Lápis do Conhecimento e dos novos personagens “Sabão” e “Álcool em Gel”, que foram criados durante a pandemia e estarão sempre presentes nas apresentações com alunos da educação infantil.

– Estamos prestando todo o apoio à Secretaria Municipal de Educação nessa retomada das atividades escolares após um longo período sem aulas presenciais. Nossas equipes da Ronda Escolar estão atentas e tomarão todos os cuidados necessários durante as ações realizadas nas escolas que voltaram a funcionar, buscando sempre o diálogo com pais e alunos para reforçar a importância das medidas essenciais de prevenção da Covid-19 – disse o comandante da Guarda Municipal, inspetor geral Ricardo Soares.

A Ronda Escolar é a principal frente da Guarda Municipal para interação com a comunidade escolar. O patrulhamento preventivo é realizado com foco na proteção das instalações físicas das unidades e no atendimento e apoio às direções das escolas da rede. Durante a pandemia, o patrulhamento foi mantido mesmo com o fechamento das unidades escolares. Já as atividades socioeducativas foram suspensas e voltarão a ser realizadas de acordo com a solicitação e o agendamento das escolas.

Os alunos se divertem e são orientados pelos mascotes da GM – Prefeitura do Rio

As palestras criadas pelos guardas municipais são voltadas para os adolescentes e abordam questões relacionadas à sustentabilidade, família, prevenção às drogas e à violência. As atividades lúdicas contam com variadas peças teatrais, bonecos, fantoches e brincadeiras para estimular alunos do primeiro segmento.

Monitoramento do trânsito

Com o retorno parcial de escolas municipais e particulares na cidade, o Grupamento Especial de Trânsito fará o monitoramento, a fiscalização e a orientação do trânsito nos principais corredores viários onde há concentração de escolas, que podem registrar movimento maior de veículos no retorno às aulas. Os agentes ficarão posicionados em pontos estratégicos próximos a escolas nos horários de entrada e saída de alunos para dar o suporte necessário a motoristas e pedestres.

Guarda Municipal dá dicas de trânsito aos motoristas e de segurança aos pais de alunos na volta às aulas

Prefeitura retoma nesta quarta-feira aulas presenciais em 38 unidades da rede municipal

• 24 de fevereiro de 2021