Publicado em 31/03/2023 - 07:00 | Atualizado em 31/03/2023 - 22:39
  • Início/
  • /
  • Usina de energia solar será instalada na Zona Oeste e abastecerá prédios públicos municipais
Usina de energia solar - Divulgação

O bairro de Santa Cruz terá uma usina de energia solar, o Solário Carioca, que ocupará o terreno de um aterro sanitário desativado e abastecerá imóveis públicos da Prefeitura, gerando economia anual de pelo menos R$ 2 milhões aos cofres do município. A produção será usada em cerca de 45 escolas da rede ou 15 Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

O edital de licitação de Parceria Público-Privada (PPP) está sendo publicado no Diário Oficial, e a licitação ocorrerá dia 4 de maio. O investimento privado é estimado em R$ 45 milhões, por um período de 25 anos. A Usina Solar Fotovoltaica (USF) funcionará no modelo de minigeração distribuída de energia limpa e terá potência de 5 megawatts (MW).

Ao construir a usina, o município retira do meio ambiente pelo menos 40 mil toneladas de carbono emitidos por ano. A iniciativa é um marco para o Rio como cidade que investe em sustentabilidade e, principalmente, uma meta essencial do Plano de Desenvolvimento Sustentável (PDS). Mais de 11 mil painéis deverão ser instalados em um ano, após assinatura do contrato. A Prefeitura do Rio já mapeou ao menos outras quatro áreas para implantação de novas usinas fotovoltaicas do tipo na cidade.

• 31 de março de 2023