Subprefeitura de Jacarepaguá e Fundação Rio-Águas realizam nova ação de limpeza no Rio Pavuninha

Publicado em 09/02/2024 - 14:21 | Atualizado em 09/02/2024 - 14:24
Os funcionários da Fundação rio-Águas fazem a limpeza do Rio Pavuninha - Prefeitura do Rio

A Subprefeitura de Jacarepaguá e a Fundação Rio-Águas iniciaram, esta semana, mais uma limpeza do espelho d’água do Rio Pavuninha, para a remoção de gigogas e de sedimentos da calha do rio. A pedido dos moradores e como mais uma ação de combate a proliferação de mosquitos, a Subprefeitura solicitou que a fundação antecipasse a programação de limpeza do rio. Com isso, desde segunda-feira (5/2), equipes e máquinas atuam no local realizando a limpeza do canal e das margens. Uma ecobarreira também será instalada no rio para conter resíduos flutuantes e facilitar a remoção.

– Iniciamos na segunda-feira (5/2) a limpeza do canal mais uma vez, em combate também aos mosquitos. A Rio-Águas nos atendeu prontamente, mas é importante esclarecer que as gigogas indicam poluição na água. Já solicitei também à empresa responsável pelo tratamento de esgoto que tome as providências necessárias quanto a isso. Pedimos ainda o apoio dos moradores que nos ajudem a fiscalizar a permanência da ecobarreira, que será instalada, pois equipamentos anteriores foram depredados – destacou a subprefeita Marli Peçanha.

O Rio Pavuninha passa pela Rua Francisco de Paula e está sendo beneficiado no trecho próximo à Avenida Abelardo Bueno, em Jacarepaguá. Este canal faz parte da programação de serviços da Fundação Rio-Águas na região.

– A Rio-Águas atua regularmente no Rio Pavuninha. Atuamos no ano passado e também em 2022. Este canal faz parte de nossa programação permanente de serviços de prevenção de alagamentos, em Jacarepaguá. Com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima, será possível desenvolver um trabalho preventivo para evitar a proliferação de gigogas. Fizemos algo semelhante na Lagoinha das Taxas, no Recreio, e tem surtido efeito – disse o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos.

Guardiões dos Rios no canal

A subprefeita Marli Peçanha articulou também um trabalho de manutenção permanente para o espelho d’água do Rio Pavuninha, que será realizado pelo programa Guardiões dos Rios, da Secretaria de Meio Ambiente e Clima. Os agentes passarão a atuar na limpeza dos brotos, evitando, assim, que as gigogas se proliferem. O programa, que foi lançado no ano de 2022, tem por objetivo recuperar e cuidar da manutenção dos rios da cidade com a participação de moradores.

• 9 de fevereiro de 2024