Semana da Mulher: cursos gratuitos ajudam na capacitação das mulheres para o mercado de trabalho e no empoderamento

Publicado em 07/03/2023 - 07:15 | Atualizado em 11/03/2023 - 10:48
As Casas da Mulher Carioca oferecem cursos como o de design de sobrancelha - Divulgação

Capacitação para o mercado de trabalho, empoderamento, cidadania e estímulo ao pertencimento territorial. Estes são alguns dos objetivos dos cursos gratuitos ofertados pela Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que será comemorado na quarta-feira (8/3), o site da Prefeitura do Rio apresenta, ao longo desta semana, alguns dos serviços municipais voltados para as mulheres.

O programa Mulher Cidadã consiste na oferta de capacitações por meio de cursos livres de curta duração. Ele é voltado para mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social.

– O programa tem por objetivo capacitar mulheres em diversas temáticas, por meio da criação de redes de trocas e aprendizagem entre mulheres nos territórios, em especial os com o maior índice de violência contra a mulher e menores índices de desenvolvimento humano – explicou a secretária Joyce Trindade.

De acordo com ela, o programa leva até as mulheres de determinada região, por meio das Salas da Mulher Cidadã, oficinas com temas que tenham sentido para a localidade, com enfoque na autonomia econômica da mulher. Além disso, o Mulher Cidadã atua com assessoria nas áreas do Direito, Assistência Social e Psicologia, sendo um importante agente de cidadania nos territórios.

Entre os cursos livres de curta duração estão inglês, trancista, turbante, estamparia, entre outros. No ano passado, segundo dados da secretaria, 9.395 mulheres foram capacitadas pelo programa.

O curso de estamparia é um dos oferecidos no programa Mulher Cidadã – Divulgação

Em agosto de 2022, foram inauguradas sete novas salas, totalizando dez espaços na cidade, sendo seis na Zona Oeste, três na Zona Norte e um na região central. Os bairros atendidos são: Bangu, Campo Grande, Coelho Neto, Cosmos, Gamboa, Penha, Paciência, Santa Cruz, Sepetiba e Tijuca.

– Desde o início do programa, mais de 10 mil mulheres já foram capacitadas. Temos oficinas de diversos temas e vemos a necessidade de expansão para chegar a mais regiões da cidade, levando serviço público de qualidade para a região de moradia da mulher – afirmou Joyce.

Casas da Mulher Carioca

As Casas da Mulher Carioca também oferecem cursos de capacitação profissional exclusivo para mulheres. São cerca de 30 modalidades que vão desde curso de beleza, passando por informática e cuidadora de idosos. Mais de três mil mulheres já fizeram cursos nas casas nestes dois anos.

– Após a pandemia, a crise econômica que abalou o mundo atingiu as mulheres, principalmente as mães, duramente. Vimos a necessidade de fazer com a que a mulher voltasse ao mercado de trabalho. Os cursos proporcionam isso em um curto espaço de tempo. São todos gratuitos, com diversas opções e horários. Na primeira vez que abrimos as vagas, mais de 25 mil mulheres fizeram a inscrição. Isso mostra a necessidade de ajudarmos na volta ao trabalho – declarou Joyce Trindade.

Endereços das Casas da Mulher Carioca

Casa da Mulher Carioca Tia Doca/NEAM
Rua Júlio Fragoso, 47 – Madureira

Casa da Mulher Carioca Dinah Coutinho/NEAM