Secretaria lança cartilha para alunos da rede municipal aprenderem sobre cuidados com os animais

Publicado em 04/10/2021 - 07:00 | Atualizado em 04/10/2021 - 12:13
animal cachorro gato cão fazenda modelo - Marcelo Piu / Prefeitura do RioMarcelo Piu / Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA) lança nesta terça-feira (05/10) a cartilha “Educação Animal – Ame, Cuide e Adote” para orientar crianças da rede municipal ensino sobre cuidados com os bichos, além de conscientizar sobre guarda responsável dos pets. A iniciativa faz parte das comemorações pelo Dia dos Animais, nesta segunda-feira (04/10).

O lançamento acontece na Escola Municipal Professora Dalva Lazaroni, em Cosmos, a partir das 10h, com a presença do secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Vinicius Cordeiro. A cartilha tem tiragem de 2.500 exemplares e foi elaborada em linguagem acessível para crianças e adolescentes.

A cartilha foi desenvolvida pela professora Gisele Lancates, gerente de educação animal da SMPDA, para apoiar as ações realizadas nas escolas do município. Segundo Vinicius Cordeiro, este é começo de um novo momento dos projetos educacionais da SMPDA:

– O lançamento da cartilha quer alcançar a educação das crianças da rede municipal e ir além. Será o primeiro passo do novo programa de educação implantado na secretaria.

O programa educacional está no Planejamento Estratégico da cidade (2021-2024) e terá maior abrangência e outras ações relevantes para alcançar diferentes públicos. As cartilhas serão distribuídas nas unidades escolares para os professores trabalharem pedagogicamente o tema em sala de aula.

A cartilha será distribuída para outras organizações e, em um segundo momento, também serão realizadas palestras e workshops para a comunidade e escolas privadas.

Educação Animal – Ame, Cuide e Adote

A SMPDA continua realizando a campanha municipal de adoção. O serviço de adoção está disponível para toda a população do Rio de Janeiro. Os interessados podem comparecer ao abrigo municipal Fazenda Modelo, de segunda a sábado, das 8h às 16h, e escolher o animal a ser adotado.

A Fazenda Modelo fica na Estrada Mato Alto 5.620, em Guaratiba, na zona oeste da cidade.

Outras informações sobre o processo de adoção podem ser obtidas pelo 1746 e pelo WhatsApp 3460-1746.

• 4 de outubro de 2021