Publicado em 27/10/2021 - 19:43 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Secretaria de Ordem Pública e Polícia Civil realizam operação para coibir ilegalidades em ferros-velhos na Zona Norte
Operação em ferro-velho na Zona Norte - Divulgação / Prefeitura do Rio

A Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) da Polícia Civil realizaram nesta quarta-feira (27/10) uma operação de fiscalização em quatros ferros-velhos na Abolição, no Engenho Novo, na Praça da Bandeira e em Vigário Geral, na Zona Norte. O objetivo da ação foi combater furtos e receptação de itens como cabos e fios de concessionárias de serviços públicos, além de checar os alvarás de funcionamento e verificar denúncias de ligações clandestinas de energia elétrica e água.

Dois estabelecimentos, na Praça da Bandeira e em Vigário Geral, foram interditados por ausência de alvará de funcionamento. Na Praça da Bandeira também foram removidas ligações ilegais de água e energia elétrica. Durante a ação na Abolição, 147 kg de cobre sem procedência foram apreendidos pela Polícia Civil. Dos quatro locais visitados, três tiveram os responsáveis conduzidos para a DRF a fim de prestar esclarecimentos sobre as irregularidades encontradas.

Desde julho, quando as ações de fiscalização nesses estabelecimentos foram intensificadas, a Seop realizou 19 operações de ordenamento que resultaram em 49 ferros-velhos fiscalizados e nove interditados após flagrantes de irregularidades.

– Furtos e roubos de cabos de energia elétrica e telefonia são um problema antigo e grave no Rio, causando inúmeros prejuízos para a cidade. Além dos danos recorrentes para a população, como atrasos e paralisação de transportes, as ações de vandalismo também são um problema para os cofres públicos. Com o apoio e a integração com as forças policiais, seguiremos no combate às irregularidades, reforçando o compromisso da Prefeitura do Rio com a Segurança Pública – afirmou o secretário de Ordem Pública Brenno Carnevale.

Também estiveram presentes na operação equipes da Subsecretaria de Operações (Subop), da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização (CLF), da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU), da Guarda Municipal, da CET-Rio, da Light e da Cedae.

• 27 de outubro de 2021