Publicado em 23/11/2020 - 19:05 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Professora da Prefeitura do Rio inaugura canal literário com série de lives sobre livros, educação e música
Escritores, professores e músicos conversam com professora de escola municipal da zona norte do Rio sobre suas vivências na literatura e arte. - Foto: Reprodução Internet

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promove uma série de lives apresentadas pela professora Priscila Cruz, da Escola Municipal Dom João VI, em Higienópolis. A docente conversa ao vivo, até sexta-feira, 27/11, com convidados do canal literário “De conto em conto”, fruto do projeto premiado da unidade de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Os escritores Luiz Puntel, Verônica Cunha, Silva Castro e Bruno Tubarão encontram Priscila para fala sobre temas inspiradores para profissionais da Educação e os estudantes. Para acompanhar o canal e a série de lives, basta acessar: https://www.youtube.com/channel/UC8iGdknAPyxPm5jvNRA7URA

A próxima live será nesta terça-feira, 24/11, às 16h, com o músico e escritor Bruno Tubarão. O artista irá oferecer uma oficina de música e falar sobre suas vivências literárias. No mesmo dia, a escritora Silvia Castro vai contar uma história na live, às 18h. Na quarta-feira, 25/11, às 18h, a escritora Verônica Cunha vai ler o seu livro “Lina, a menina que insistia em poesia”. A semana será encerrada com a apresentação do projeto de incentivo à leitura, o Laboratório Literário Virtual, no dia 27/11, às 18h. O escritor Luiz Puntel participará da série de lives, com data e horário à confirmar.

O De Conto em Conto

O De Conto em Conto é um projeto interdisciplinar que tem o apoio de 12 outros professores na Escola Municipal Dom João VI. Só em 2019 teve a participação de mais de 300 alunos do 3º ao 6º ano. A atividade começa com Priscila apresentando o livro que será trabalhado com o início da contação da história. Machado de Assis, Carlos Heitor Cony, Ruth Rocha e Ana Maria Machado foram alguns dos autores já trabalhados.

Em seguida, a educadora convida os estudantes para uma leitura e interpretação coletiva. Ao final, as crianças produzem resumos dos capítulos e ilustrações que são agrupadas em um livro. Além do gosto pela leitura, o projeto faz com que os alunos se reconheçam também como escritores. Como tarefa de casa, em conjunto com os responsáveis, os estudantes buscam contar as suas próprias histórias.

No último dia 29/10, a professora Priscila Cruz foi premiada no 5º Encontro de Educação da Associação Beneficente Professores Públicos Ativos e Inativos (Appai) pelo projeto executado na escola da Rede Municipal de Ensino do Rio

• 23 de novembro de 2020