Prefeitura realiza o programa Trabalha Rio em Rocha Miranda, Vila Kosmos e Centro nesta semana

Publicado em 01/08/2023 - 08:27 | Atualizado

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda (SMTE), leva o Programa Trabalha Rio nesta semana a três bairros: Rocha Miranda, Vila Kosmos e Centro. Nesta terça-feira (1º/8), a ação será realizada na ONG Voluntários por Amor, na Estrada do Sapê, s/nº, Largo do Sapê (ponto de referência: Mercado e Material de construção MRV), das 10h às 15h, em Rocha Miranda. Na quinta (3/8), o evento ocorrerá no mesmo horário na Associação de Moradores do Morro do Trem, na Rua II, nº 11, Vila Kosmos. Em ambos, haverá 200 senhas disponíveis, podendo ser distribuídas mais, de acordo com o número de pessoas. E, na sexta-feira (4/8), o serviço será no Grupo Arco-Íris, na Rua da Carioca, 45, Centro, das 13h às 17h, exclusivo para o público LGBTQI+, onde 100 senhas serão entregues, sendo possível ampliar, dependendo do número de interessados.

– Nossa estratégia é procurar encontrar novas formas de tornar a Prefeitura cada vez mais presente na vida do carioca, para que consigamos viabilizar o acesso ao mercado de trabalho dos cidadãos que mais precisam de ajuda – explica o secretário Everton Gomes.

O Trabalha Rio é responsável pela realização de ações sociais descentralizadas e itinerantes visando levar os serviços da SMTE para as comunidades e facilitar o acesso ao trabalho para quem tem dificuldade de se dirigir a um dos postos da Central do Trabalhador. Os serviços realizados são divulgação de vagas disponíveis na semana para ingressar no mercado de trabalho e também do Programa Rio + Cursos. Por meio da Coordenadoria de Empreendedorismo e Qualificação, a secretaria visa contribuir com o desenvolvimento da capacitação do trabalhador carioca na busca de conhecimentos básicos necessários para auxiliar pessoas que estejam em estado de vulnerabilidade a ingressarem ou retornarem ao mercado de trabalho. Os cursos são realizados nos formatos presencial e online. A equipe ainda leva às comunidades o Programa Aprendiz Carioca, com objetivo é oferecer a primeira oportunidade de trabalho com carteira assinada como Jovens Aprendizes. Podem se candidatar pessoas entre 14 e 22 anos, que estejam cursando ensino médio\fundamental ou tenham o concluído o ensino médio, sejam cadastradas no CadÚnico e residam na cidade do Rio de Janeiro. A bolsa é de R$ 619,99 mais auxílio transporte para uma carga horária de 20 horas semanais e contrato de 24 meses. Quem tiver dúvidas sobre emissão da carteira de trabalho digital e obtenção do seguro-desemprego poderá obter informações nos eventos.

Os cursos divulgados são gratuitos e em parcerias com várias organizações, como o Senai, que está com vagas disponíveis em construção civil e metalmecânica, e o Instituto Proa para o preenchimento de seis mil vagas de capacitação profissional destinadas a estudantes da rede pública de ensino que estão concluindo ou já terminaram o ensino médio. Há qualificações nas áreas de Análise de Dados, Varejo, Administração, Logística, UX Design (Experiência do Usuário na Web), Promoção de Marcas e Educação Financeira, todos patrocinados por grandes empresas de cada setor.

Serviço do Trabalha Rio:

Terça-feira (1º/8), das 10h às 15h, na ONG Voluntários por Amor, na Estrada do Sapê, s/nº, Largo do Sapê (ponto de referência: Mercado e Material de construção MRV, em Rocha Miranda);

Quinta-feira (3/8), das 10h às 15h, na Associação de Moradores do Morro do Trem, na Rua II, n.º 11, em Vila Kosmos.

Sexta-feira (4/8), das 13h às 17h, no Grupo Arco-Íris, na Rua da Carioca, 45, no Centro, exclusivo para o público LGBTQI+.

• 1 de agosto de 2023