Prefeitura oferece assistência social a crianças no Espaço Cazuza

Publicado em 24/02/2021 - 07:34 | Atualizado em 24/02/2021 - 07:53
O Espaço Cazuza vai atender crianças de 0 a 8 anos - Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Assistência Social inaugura nesta quarta-feira (24/2) o Espaço Cazuza, em Laranjeiras, novo equipamento da Prefeitura voltado exclusivamente para o atendimento de crianças de zero a 8 anos. No local, que já foi endereço da Sociedade Viva Cazuza, funcionarão o Centro de Formação para a Primeira Infância e as unidades de acolhimento Ana Carolina e Bia Bedran, que estavam instaladas em outros bairros e foram transferidas para esta nova sede.

O centro de formação desenvolverá uma metodologia inédita na Prefeitura, voltada para os profissionais da assistência social envolvidos nos cuidados para essa faixa etária. O trabalho será multidisciplinar e inspirado na abordagem Pikler, que, desenvolvida pela pediatra austríaca Emmi Pikler no pós-guerra, consiste na promoção do desenvolvimento infantil através dos princípios de valorização entre o cuidador e o bebê.

As duas unidades de acolhimento somam 33 vagas. A Ana Carolina tem 20 vagas para a chamada primeiríssima infância (de zero a 3 anos), e a Bia Bedran oferece 13, para crianças de 4 a 8 anos, inclusive grupos de irmãos.

O sobrado onde fica o novo espaço é o mesmo que abrigou a Sociedade Viva Cazuza. Ele foi doado para a Prefeitura por Lucinha Araújo, mãe do cantor e compositor brasileiro que dá nome à unidade. O prédio está recebendo nova identidade visual, assinada pelo artista Tomaz Viana, o Toz, especializado em espalhar cores pelos muros da cidade. Seus trabalhos estão registrados em bairros como Centro e Copacabana.

No Espaço Cazuza, Toz grafitou num dos portões da casa um de seus personagens clássicos, o Vendedor de Alegria, inspirado nos ambulantes que oferecem bolas nas praias. A unidade também receberá grafites de Toz na parte interna, local de brincadeiras das crianças. Um coletivo de artistas dará novas cores aos muros externos.

O sobrado onde fica o novo espaço é o mesmo que abrigou a Sociedade Viva Cazuza – Prefeitura do Rio

Toz grafitou num dos portões um de seus personagens clássicos, o Vendedor de Alegria – Prefeitura do Rio
  • 24 de fevereiro de 2021