Prefeitura monta operação contra lava a jatos irregulares em Benfica pela segunda semana seguida

Publicado em 26/08/2020 - 17:28 | Atualizado
Ação conjunta integrada pela Seop desfez 21 ligações clandestinas de água e de energia elétrica. Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), montou nesta quarta-feira, 26/08, pela segunda semana consecutiva, operação contra lava a jatos clandestinos em Benfica, na Zona Central da cidade. Somente na ação de hoje, foram identificados 21 pontos de furtos de água (seis ligações) e de energia elétrica (15), totalizando 24 “cortes” com os da última semana.

Os agentes também recolheram 800 quilos de resíduos sólidos (como caixas d’ água e outros recipientes, papelão, madeira e lonas), desobstruindo calçadas e parte da pista das ruas Couto de Magalhães, Prefeito Olímpio de Melo, General Gustavo Cordeiro de Farias, Aloísio Amanso e Leopoldo Bulhões. Durante a ação, foram abordadas ainda 18 pessoas em situação de rua, mas nenhuma aceitou acolhimento.

Na terça-feira da semana passada, dia 18, três ligações clandestinas de água já haviam sido desativadas nas ruas Prefeito Olímpio de Melo e Couto de Magalhães. Um dos “gatos” abastecia até dez lava a jatos, e os outros dois um lava a jato e o terreno de um imóvel. Na ocasião, também foram recolhidos 800 quilos de resíduos sólidos, e nove ambulantes sem autorização foram orientados a desocupar o espaço público.

Órgãos – Planejada pela Subsecretaria de Operações (Subop) da Seop, a ação conjunta desta quarta contou com efetivos da Guarda Municipal, Polícia Militar, Cedae, Light, Coordenadoria de Controle Urbano (da Secretaria Municipal de Fazenda), Comlurb, coordenadoria de Reboques da Seop, Subsecretaria de Vigilância Sanitária (da Secretaria Municipal de Saúde), e Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

“Blitz da Vida” prossegue na região de Jacarepaguá

Nesta quarta-feira, a operação “Blitz da Vida” – de ordenamento urbano e combate à pandemia de Covid-19 durante a retomada – está no Tanque, na Zona Oeste. É o terceiro bairro da região de Jacarepaguá a receber a força-tarefa nesta semana, e o décimo desde o início do projeto há um mês. Nos últimos dois dias, a “Blitz” passou pela Freguesia e Taquara, resultando em mais de 50 fiscalizações no comércio em geral, tanto ambulante quanto lojista. Entre os estabelecimentos visitados, 18 passaram por inspeções sanitárias, com cinco autuações por falta de insumos (como álcool em gel) e de licença. Foram registrados ainda 22 atendimentos à população em situação de rua, e dez remoções de veículos por estacionamento irregular.

Balanço geral da “Blitz” – Em um mês, de 21/07 a 21/08, a “Blitz da Vida” já resultou em 1.250 fiscalizações e orientações a estabelecimentos comerciais (587) e ambulantes (663), e 596 abordagens a pessoas em situação de rua, com 171 acolhimentos. A força-tarefa contabiliza ainda 346 multas de trânsito, com 139 veículos removidos por estacionamento irregular; e retirada de mais de 30 toneladas de resíduos sólidos. O levantamento corresponde à atuação em sete bairros: Centro, Copacabana, Ipanema, Leblon, Campo Grande, Santa Cruz e Tijuca.

Ordenamento na Penha – Nesta terça-feira (25/08), a Seop também integrou ação de ordenamento no bairro da Penha, na Zona Norte. O saldo: 12 termos de visitas sanitárias, com cinco autos de infração por irregularidades como falta de insumos e licença sanitária; apreensão de 105 itens (40 cortinas e tapetes, 33 mantas, 22 venenos em garrafa, três barracas, um cabo de energia, uma extensão elétrica, duas placas de publicidade, e três objetos perfurantes) e 55 quilos de frutas com nove ambulantes irregulares; e quatro infrações de trânsito, com três veículos removidos por estacionamento irregular.

• 26 de agosto de 2020