Prefeitura lança portal minhasaude.rio para dar mais transparência ao Sisreg

Publicado em 07/04/2021 - 07:04 | Atualizado em 08/04/2021 - 21:24
No novo portal os pacientes poderão consultar sua posição na fila para consultas, exames e cirurgias -Arquivo/Prefeitura Rio

A  Secretaria  Municipal  de  Saúde  (SMS)  lança, nesta quarta-feira (07/04), o  portal minhasaude.rio, mais uma ferramenta que vai garantir a transparência do Sistema de Regulação (Sisreg), para o agendamento de consultas e procedimentos ambulatoriais. A SMS já havia lançado, em janeiro, o Censo Hospitalar, dando a possibilidade de a população verificar os leitos da rede SUS ocupados, disponíveis, cedidos para regulação ou mesmo impedidos, tanto para Covid-19 quanto para outras especialidades. Agora, com a nova ferramenta, o usuário poderá verificar, diariamente, a situação de seu pedido no Sisreg.

Criado pela equipe de desenvolvimento em tecnologia da informação do Complexo Regulador do Município do Rio, o portal minhasaude.rio acessa diretamente o banco de dados do Sistema Nacional de Regulação, do Ministério da Saúde. Com isso, a informação que aparecerá ao  usuário  será  do  dia  ou,  no  máximo,  de  24  horas,  dependendo do  carregamento.  Estarão  disponíveis  as  informações  referentes  às solicitações abertas e agendadas do usuário, que não precisará mais ir à unidade de saúde para obtê-las.

Outra aplicação ativa no minhasaude.rio é a caderneta de vacinação virtual da Covid-19. Se a pessoa tiver perdido seu comprovante da primeira dose, por exemplo, poderá verificar a data e a unidade em que tomou a vacina e, ainda, o prazo em que deverá retornar para receber a segunda.

Uma preocupação da equipe de desenvolvimento foi preservar a privacidade do paciente que, ao se cadastrar, criará um login e senha. O usuário poderá atualizar sempre que preciso seus dados de contato, para que a Central de Regulação possa ligar ou passar mensagem com informações importantes sobre o agendamento, evitando assim que perca o atendimento.

• 7 de abril de 2021