Publicado em 30/11/2020 - 14:43 | Atualizado em 30/11/2020 - 14:50
  • Início/
  • /
  • Prefeitura lança o portal Refloresta Rio com informações dos programas de cobertura verde nas encostas da cidade
Iniciativa comemora os 34 anos da política de reflorestamento . Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, lançou nesta segunda-feira, dia 30/11, o portal Refloresta Rio (https://reflorestario.prefeitura.rio) em comemoração pelo 34º aniversário do programa de reflorestamento de encostas, completados neste mês de novembro.

Nestes 34 anos, o programa plantou mais de 10 milhões de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, aumentando em 3,4 mil hectares a cobertura verde da cidade, contribuindo para a redução de deslizamentos e proporcionado uma melhor qualidade de vida à população.

O portal conta a história do programa Mutirão Reflorestamento, criado em 1986 com o objetivo de promover a contenção de encostas, recuperação e regularização das nascentes e mananciais, limitação da expansão das comunidades em áreas de risco e a recomposição paisagística.

Para isso, foram fundamentais os 15 mil moradores das comunidades por toda a cidade que se voluntariaram para participar dos mutirões durante esses anos, recebendo uma bolsa-auxílio da Prefeitura para trabalhar no plantio de mudas.

A partir de 2011, um novo braço do programa de reflorestamento foi criado, o Rio Verde Novo, atuando fora de comunidades e utilizando outras fontes de recursos, como isenção fiscal e compensação ambiental de empresas que cometeram danos ao meio ambiente. Com essa soma de esforços, foi possível aumentar a cobertura verde da cidade em aproximadamente 900 hectares, com o plantio de mais de 2 milhões de mudas.

E foi justamente pelo programa Rio Verde Novo que a Prefeitura começou a mais recente ação de reflorestamento da cidade, em Campo Grande, para cobrir 16 hectares, o equivalente a 160 mil metros quadrados com o plantio de mais de 39 mil mudas na Serra da Posse. O plantio começou na semana passada e vai criar um corredor ecológico para a fauna entre a Serra do Mendanha e o Maciço da Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio.

• 30 de novembro de 2020