Prefeitura do Rio interdita ferro-velho irregular em Jacarepaguá

Publicado em 20/10/2021 - 19:39 | Atualizado
Ferro-velho é interditado em Jacarepaguá - Divulgação / Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), em ação conjunta com a Subprefeitura de Jacarepaguá, interditou na manhã desta quarta-feira (20/10) um ferro-velho na Estrada Arroio Pavuna, na área conhecida como “estrada do Urubu”, em Jacarepaguá, Zona Oeste. O estabelecimento funcionava sem autorização da Prefeitura do Rio. Desde julho, quando as ações de fiscalização desses estabelecimentos foram intensificadas, 42 ferros-velhos já passaram por inspeções em toda a cidade; sete foram interditados por funcionamento irregular.

– A Secretaria de Ordem Pública seguirá fiscalizando ferros-velhos, justamente para inibir que eles sirvam como estabelecimentos receptadores de produtos furtados ou roubados, especialmente equipamentos públicos como fios, cabos e tampas de bueiros – afirmou o secretário Brenno Carnevale.

Durante a ação, cercados feitos com chapas de ferro que invadiam a área da calçada foram removidos, além de uma grande quantidade de entulho. Além disso, 27 grades da Prefeitura do Rio foram apreendidas. Uma ligação clandestina de água foi retirada pela Cedae.

A subprefeita Talita Galhardo, que acompanhou a ação, disse que abusos não serão tolerados e que as ações de ordenamento e fiscalização vão continuar sendo realizadas para estabelecer a ordem pública em Jacarepaguá:

– Recebemos muitas denúncias de moradores de furto de cabos e de bueiros de ferro, inclusive aqui na Estrada Arroio Pavuna e na Avenida Imperatriz, foram levados praticamente todos os bueiros. E os moradores sinalizam que são esses ferros-velhos clandestinos que compram esse material, por isso, a necessidade de fiscalizar esses comércios.

A operação também reuniu equipes da Secretaria de Conservação, Comlurb, Guarda Municipal e teve apoio da Polícia Militar. Participaram da ação mais de 60 agentes públicos.

De janeiro a setembro deste ano foram feitos 851 registros de furtos de cabos e bueiros, superando o número total de 828 reclamações em 2020 por meio da Central de Atendimento 1746 da Prefeitura do Rio.

• 20 de outubro de 2021