Prefeitura do Rio inicia o curso “Por um Rio Antirracista” para servidores

Publicado em 11/11/2021 - 19:47 | Atualizado
Participaram da aula inaugural 20 sorteados entre servidores inscritos - Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio realizou nesta quinta-feira (11/11) a aula inaugural do I Curso de Extensão em Relações Étnico-raciais e Políticas Públicas “Por um Rio Antirracista”, em evento no Palácio da Cidade, em Botafogo. A iniciativa, da Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher, é voltada para os servidores do Município com o objetivo de fomentar e qualificar o debate público sobre a importância da cultura e das práticas antirracistas para a construção de uma cidade mais justa e segura.

A secretária da Mulher, Joyce Trindade, falou sobre a importância de pensar políticas públicas para todos os setores da sociedade.

– Pautar a temática antirracista é de fato uma das construções mais efetivas para a gente redesenhar a sociedade, a democracia, e a cidade do Rio de Janeiro – afirmou.

Participaram da aula inaugural 20 sorteados entre servidores inscritos. A aula foi ministrada por líderes do movimento negro na sociedade. As próximas aulas serão virtuais, entre os dias 19 de novembro e 10 de dezembro, com carga horária total de 10 horas. O projeto é realizado em parceria com a Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial, a Fundação João Goulart e o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ.

O Coordenador Executivo de Promoção da Igualdade Racial, Jorge Freire, destacou o pioneirismo do programa.

– Nós estamos frente a um dos métodos mais inovadores para incidir a qualificação da governança da administração pública – ressaltou.

Para o Diretor-Geral do CEFET/RJ, Maurício Saldanha Motta, a oportunidade de trabalhar o tema é uma chance de ajudar a transformar a sociedade.

– O CEFET se coloca à disposição para novas ações, porque nós entendemos que, dentro do nosso conceito de ação, mais do que formar profissionais, nós formamos cidadãos que reconheçam e respeitam a pluralidade de uma cidade.

Ao final do curso, os alunos receberão um certificado de conclusão emitido pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-raciais do CEFET/RJ em parceria com a Prefeitura. Assista a aula inaugural no YouTube oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro, no link: https://bit.ly/aula1antirracista

• 11 de novembro de 2021