Prefeitura demole condomínio clandestino na Zona Oeste do Rio

Publicado em 17/01/2023 - 14:29 | Atualizado
A área estava embargada pela Prefeitura desde 2019, mas os responsáveis ignoraram todos os autos administrativos - Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria do Ambiente e Clima e da Subprefeitura de Jacarepaguá, realizou uma operação, na manhã desta terça-feira (17/1), para interromper a construção de um condomínio clandestino na Estrada do Curipós, no bairro do Anil, na Zona Oeste da cidade. A área estava embargada pela Prefeitura desde 2019, mas os responsáveis pelo empreendimento ignoraram todos os autos administrativos para paralisar as obras.

Durante a operação, os agentes encontraram supressão de vegetação, construções sem licença, parcelamento irregular do solo e outros crimes ambientais. Além dos agentes da Prefeitura, participaram da ação policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e da Polícia Militar Ambiental.

O coordenador de Defesa Ambiental da Prefeitura do Rio, José Maurício Padrone, afirmou que a construção do condomínio estava sendo feita próximo às margens do Canal do Anil, e com o desmatamento e a terraplanagem poderia levar sedimentos para o canal, causando assoreamento e consequente inundação, afetando a comunidade do entorno.

A subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, afirmou que esse tipo de abuso precisa acabar.

– Muitas pessoas acham que podem ir subindo um morro, desmatando a vegetação e construindo lotes para venda. Ela ganham dinheiro de pessoas de boa fé, que muitas vezes nem sabem que estão comprando algo completamente proibido. E vamos continuar fiscalizando, sem parar.

• 17 de janeiro de 2023