Prefeitura anuncia o início de operação de mais quatro linhas de ônibus na Zona Oeste

Publicado em 28/04/2023 - 15:04 | Atualizado
Ônibus voltam a circular no Rio - Fabio Motta / Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), informa que a Zona Oeste terá mais quatro linhas de ônibus em circulação a partir da próxima semana. Na terça-feira (2/5), os passageiros da região poderão contar com o retorno das linhas 855 (Bangu x Magarça) e SV 853 (Vila Kennedy x Mato Alto – via Estrada do Mendanha), e com dois serviços novos: 753 (Santa Cruz x Coelho Neto) e 757 (Sepetiba x Coelho Neto). As linhas 757 e SV 853 são serviços especiais que complementam a operação de outras linhas, com partidas nos horários de pico da manhã e da tarde – Veja abaixo o plano operacional de cada linha.

Com essas linhas, serão 71 serviços de ônibus a mais na cidade desde o dia 1º de junho, quando começou a vigorar o acordo judicial firmado entre a Prefeitura, os consórcios de ônibus e o Ministério Público Estadual. Só na Zona Oeste, são 24 linhas a mais. O plano operacional tem como objetivo regularizar, de forma gradual, o serviço de ônibus para atender todas as regiões da cidade.

Este reforço na operação representa a reativação de 657 pontos de ônibus em 18 bairros. Santa Cruz (90), Sepetiba (73) e Campo Grande (60) foram os bairros que mais reativaram pontos.

Conforme foi estabelecido no acordo judicial, além da receita da tarifa paga pelos passageiros de R$ 4,30, os consórcios recebem um valor adicional pelo serviço efetivamente prestado com base no quilômetro rodado. A Prefeitura atesta a quilometragem rodada por meio de GPS.

Plano operacional das linhas:

855 (Bangu x Magarça)

De acordo com o planejamento atual, a linha deve cumprir 31 viagens diárias de ida e volta, com intervalo médio de 25 minutos nos horários de pico.

Bangu – Ponto inicial: Rua Silva Cardoso
Avenida Santa Cruz
Rua Artur Rios
Campo Grande
Estrada do Monteiro
ParkShopping
Estrada do Magarça
Jardim Maravilha
BRT Magarça

753 (Santa Cruz x Coelho Neto)

Itinerário:

Santa Cruz – Ponto inicial: Rua Álvaro Alberto (em frente ao Prezunic)
Estrada Boa Esperança
Rua Cilon Cunha Brum (Urucânia)
Paciência
Inhoaíba
Estrada do Campinho
Vila Nova
Estrada do Tingui
Oiticica
Pedregoso
Metrô Coelho Neto

757 (Sepetiba x Coelho Neto)

De acordo com o planejamento atual, a linha deve realizar quatro partidas pela manhã no sentido Coelho Neto; e quatro partidas pela tarde no sentido Sepetiba. Nos demais horários, trajeto é coberto por integração da linha 870 + linha 753.

Sepetiba – Ponto inicial: Praia do Cardo
Nova Sepetiba
Areia Branca
Largo do Bodegão
Santa Cruz
Estrada Urucânia
Rua Cosmos
Caminho da Tutóia
Estrada Carvalho Ramos
Corcundinha
Estrada Rio-São Paulo
Metrô Coelho Neto

SV 853 (Vila Kennedy x Mato Alto – via Estrada do Mendanha)

De acordo com o planejamento atual, a linha deve realizar quatro partidas pela manhã no sentido Mato Alto; e quatro partidas pela tarde no sentido Vila Kennedy.

Serviço complementar à linha 853, que tem operação ao longo de todo o dia. Nos demais horários, o trajeto é coberto pela integração das linhas 770 + 853.

Vila Kennedy – Ponto inicial: Praça Miami
Carobinha
Estrada do Mendanha
West Shopping
Campo Grande
Estrada do Monteiro
ParkShopping
Estrada do Mato Alto
Largo do Correia
BRT Mato Alto

67 linhas que já iniciaram a operação:

CONSÓRCIO SANTA CRUZ: 808 (Salim x Campo Grande); 741 (Sulacap x Bangu); 743 (Sulacap x Bangu); 870 (Sepetiba X Santa Cruz); 871 (Pingo d`Água x Estação Cesarão III – Via Sepetiba); 822 (Campo Grande X Corcundinha); 849 (Campo Grande X Base Aérea de Santa Cruz); 845 (Cantagalo X Campo Grande), 892 (São Benedito X Santa Cruz), 851 (Campo Grande X Escola Amazonas), 388 (Cesarão x Candelária), 893 (Jardim Palmares x Campo Grande), 899 (Barra de Guaratiba X Terminal Recreio), 885 (Santa Cruz X Mato Alto – via Pedra de Guaratiba), 825 (Campo Grande X Jesuítas), 809 (Sagrado Coração X Santa Cruz), 833 (Manguariba X Campo Grande), 830 (Pedregoso X Campo Grande) e 842 (Paciência X Campo Grande).

CONSÓRCIO INTERNORTE: 311 (Engenheiro Leal x Candelária); 685 SVB (Irajá x Méier); 922 (Tubiacanga X Fundão – Via Portuguesa); 925 (Rio Galeão X Bancários), 778 (Pavuna X Cascadura – Via Estrada de Botafogo), 665 SVA (Pavuna X Saens Peña), 349 (Rocha Miranda X Castelo), 669 (Pavuna x Méier), 951 (Vicente de Carvalho x Vista Alegre), 277 (Rocha Miranda X Candelária), 665 SVB (Pavuna X Saens Peña – via Barros Filho), 669 SV (Pavuna X Méier – via Costa Barros), 254 (Madureira X Candelária), 915 (Bonsucesso X Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro), 928 (Marechal Hermes X Bonsucesso), 901 (Bonsucesso X Bananal) e 852 (Campo Grande X Pedra de Guaratiba).

CONSÓRCIO TRANSCARIOCA: 990 (Merck x Joatinga); 987 (Gardênia Azul x Pechincha); 881 (Alvorada X Taquara – Via Curicica e Camorim); 817 (Piabas X Terminal Recreio), 651 (Méier X Cascadura), 652 (Méier X Cascadura), 831 (Colônia x Taquara), 865 (Pau da Fome x Taquara), 709 (Cascadura X Amarelinho), 785 (Cascadura X Coelho Neto), 678 (Méier X Vila Valqueire) e 702 (Praça Seca X Madureira), SV 692 (Méier X Alvorada), SV 831 (Colônia X Taquara), 600 (Boiúna X Saens Peña), 961 (Riocentro X Rio das Pedras) e 301 (Rodoviária X Alvorada).

CONSÓRCIO INTERSUL: 010 (Bairro de Fátima x Central); 435 (Grajaú x Gávea); 014 (Paula Matos X Castelo); 104 (São Conrado x Rodoviária), 201 (Santa Alexandrina X Castelo); 448 (Maracaí X São Conrado), 603 (Usina x Saens Peña), 626 (Saens Peña x Muda), 157 (Gávea-Castelo, via Fonte da Saudade), 605 (Vila Isabel x Saens Peña, via Maracanã), 229 (Usina X Castelo), 012 (Rodoviária X Castelo, via Lapa), 518 (Urca X Botafogo – Circular – via Copacabana) e 519 (Urca X Copacabana – Circular – via Botafogo).

• 28 de abril de 2023