Publicado em 24/07/2023 - 18:51 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Planetário do Rio tem diversas oficinas para crianças no último fim de semana de férias
O Planetário do Rio, na Gávea - Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

O Planetário do Rio, o maior da América Latina, amplia as atividades nas férias escolares e realiza no último fim de semana de julho atividades gratuitas para a criançada. No domingo (30/07), as atividades serão no jardim do Planetário (Plantio, Origami, Resgate de brincadeiras clássicas e Caça ao Tesouro), com entrada franca. No sábado (29/07), as oficinas no Museu do Universo receberão o público pagante do espaço, com lotação máxima de 20 crianças e atividades como contação de histórias, yoga para crianças, oficinas de massinha e chocalho. O ingresso no Museu do Universo custa R$ 20 (R$ 10 a meia).

Até domingo, as atrações do Planetário antes restritas aos fins de semanas e feriados, também estão disponíveis durante os dias úteis. Ainda são oferecidas à criançada atividades exclusivas do período de férias. As primeiras semanas de férias garantiram um público de mais de mil pessoas no espaço nos dias úteis. O objetivo das “Férias no Planetário” é divertir e ensinar com atividades de introdução ao conhecimento científico.

– Queremos democratizar o acesso à ciência e facilitar às crianças tomarem gosto pela astronomia desde cedo. Entendemos o Planetário do Rio como um espaço lúdico, de descoberta e primeiro contato com a ciência. Queremos que as crianças complementem aqui os conhecimentos da sala de aula – explica Renan Uccelli, presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro.

Uccelli lembra que, às terças-feiras, a entrada no Planetário do Rio é gratuita.

Há atrações para todas as idades, mas com foco nas crianças e adolescentes. No início das noites de quartas e sábados, o Planetário realiza observação do céu com entrada gratuita. Há sessões “Brincando entre estrelas” e “Uma aventura no planetário”, voltadas para o público infantil, e “O céu do Rio de Janeiro”.

Brincando entre estrelas: imersão audiovisual

A sessão Brincando entre Estrelas (terças às 11h15 e 15h15, em sessões gratuitas, quartas às 11h15, 13h e 15h15, quintas e sextas às 11h15, 13h, 15h15, 17h e 18h, e sábados e domingos às 11h15, 13h e 15h15) é uma parceria entre o Planetário do Rio e a MultiRio – Empresa Municipal de Multimeios que alegra a criançada. Na cúpula Carl Sagan, as crianças vivem aventuras da protagonista Celeste e seu gato Mourão, apontando as constelações e viajando pelos planetas do Sistema Solar, em uma experiência de imersão única, lúdica e divertida.

Uma aventura no Planetário: sessão de cúpula instrutiva

“Uma aventura no Planetário” (terças, em sessão gratuita, e quartas às 14h, quintas e sextas às 14h e às 16h, sábados às 10h30 e 14h e domingos também às 13h) é um filme exibido no formato fulldome. Isso significa que é exibido dentro da cúpula: a produção tem o formato redondo e sofre uma distorção para adequá-la ao fato de que a tela onde será projetada simplesmente não é plana, mas curva. A temática, que faz a festa das crianças, é uma jornada épica pelos mistérios do universo. O filme conta a história da dupla Monitor e Mouse, que leva o público por uma viagem ao espaço mostrando os planetas, o Sol, a Lua, as estrelas, as nebulosas, as galáxias e até um buraco negro. O filme infantil foi produzido pelo Planetário do Rio em parceria com o Estúdio Labareda.

Experimentos e observação do céu ao vivo

Além dos dois filmes imersivos infantis, de terça a domingo, a partir das 10h, no Museu do Universo, há as exposições permanentes “Da Gênese ao Apocalipse”, com acervo de meteoritos do Museu Nacional, e “Olhe para o Céu 2021”, de astrofotografias. O Museu do Universo também apresenta os Experimentos Interativos (que ensinam fenômenos como eclipses e o funcionamento das marés) e a Nave Escola, que leva a uma viagem pelo universo mostrando imagens incríveis de nebulosas e galáxias enquanto as crianças aprendem mais sobre os planetas do Sistema Solar, pesquisa espacial e evolução da vida. Às quartas (17h) e sábados (16h30), a atração especial “O Céu do Rio de Janeiro” traz observação dos astros e estrelas acompanhada por um astrônomo, que mostra as principais constelações visíveis nos céus cariocas e as estrelas mais conhecidas. Muitas curiosidades sobre os astros e até lendas associadas às constelações são abordadas.

Férias no Planetário

Planetário do Rio, programação especial Férias no Planetário

Endereço: Rua Vice Gov. Rubens Berardo, 100, Gávea, Rio de Janeiro

Horário de Funcionamento: Museu do Universo, terça a domingo, das 10h às 17h. Observação do Céu, terça a domingo, às 18h, na Praça dos Telescópios.

Terças: entrada gratuita

Valores:

Oficinas variadas, dias 29 e 30 de julho, sábado e domingo, das 14 às 16h, nos jardins do Planetário do Rio. Oficinas de Plantio, Origami, Resgate às brincadeiras e Caça ao Tesouro têm entrada franca.

No Museu do Universo, no prédio do Planetário, as oficinas (contação de histórias, yoga para crianças, oficinas de massinha e chocalho) estarão limitadas a 20 crianças, com inscrições na recepção. Valor: R$20 a inteira e R$ 10 a meia.

Sessões de Cúpula “Uma aventura no Planetário” e “Brincando entre Estrelas”: R$40 (R$20 a meia), grátis às terças –> Acesso total ao Museu do Universo.

Sessão de Cúpula “O Céu do Rio de Janeiro”: R$ 40 (R$ 20 a meia) –> Acesso total ao Museu do Universo.

Museu do Universo: R$ 20 (R$ 10 a meia).

Observação do Céu: Gratuita.

• 24 de julho de 2023