Publicado em 21/09/2023 - 17:56 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • No Dia da Árvore, projeto de Naturalização promove uma explosão de biodiversidade na Lagoa Rodrigo de Freitas
Projeto de naturalização da Lagoa - Mario Moscatelli / Divulgação

A naturalização da Lagoa Rodrigo de Freitas, no trecho do Parque do Cantagalo, vem mudando a paisagem do local devido a uma explosão de biodiversidade. Além das novas espécies de flora que foram introduzidas, diversas aves, como o frango d’água e o bate-bico (Phleocryptes melanops),  que voltou a aparecer na Lagoa e antes só havia sido visto na década de 1980, em Guaratiba, têm batido ponto na área.

A fauna tradicional da região passou a ser vista com ainda mais frequência na área, como capivaras, guaiamuns e saracuras. A naturalização do trecho encontra-se em fase de finalização e será entregue no próximo mês. O subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, lembra que a naturalização da Lagoa é um dos projetos chave da subprefeitura da Zona Sul.

– Temos muito orgulho desta iniciativa, pois além de tirar a ciclovia dos trechos de alagamento, pela primeira vez na história estamos devolvendo à Lagoa o que um dia já foi dela. Assim que finalizada a intervenção do Parque do Cantagalo, o que deve acontecer nas próximas semanas, iremos para o segundo trecho, na altura do Parque dos Patins. Para preservar a vista da Lagoa, neste segundo trecho as intervenções terão que ser maiores, nossa expectativa é entrar o ano de 2024 com as duas áreas naturalizadas prontas, no Parque do Cantagalo e no Parque dos Patins.

Depois de mais de 100 anos com sucessivos aterramentos, o projeto de Naturalização da Lagoa Rodrigo de Freitas tem como objetivo incorporar áreas ao perímetro da lagoa que ficavam constantemente alagadas, no Parque do Cantagalo e na altura do Parque dos Patins, oficializando o novo traçado para a ciclovia e fazendo a readequação ambiental dos trechos. A ação é uma iniciativa da Prefeitura do Rio, por meio da Subprefeitura da Zona Sul em parceria com a Fundação Rio-Águas, sob coordenação do biólogo Mario Moscatelli e da paisagista Carolina Moscatelli.

– O projeto de naturalização reintegra áreas alagadas à Lagoa. É uma solução em harmonia com a natureza e que, de forma simbólica, contribui para recuperar ainda mais este ecossistema. Nesta etapa de manutenção, precisamos trabalhar juntos com a população para preservar este espaço criado para os animais e plantas e que se consolide cada vez mais como um viveiro de contemplação para moradores e turistas – destaca o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos.

O projeto prevê novos 2.600 m² de espelho d’água e está sendo finalizado em seu primeiro trecho, no Parque do Cantagalo, e a inauguração está prevista para até o fim de outubro. O plano encontra-se na fase 3, está sendo realizada a manutenção das espécies de flora introduzidas e aguardando a confecção e instalação das placas informativas. Concluída a obra, o programa segue para o outro trecho, no Parque dos Patins. A expectativa da Subprefeitura da Zona Sul é que isso ocorra até a primeira quinzena de novembro.

• 21 de setembro de 2023