Luz Maravilha entrega a Linha Vermelha completamente modernizada

Publicado em 26/11/2021 - 18:48 | Atualizado
A Linha Vermelha vai passar por serviços de iluminação - Arquivo/Prefeitura do Rio

A prefeitura do Rio acaba de concluir os trabalhos de modernização numa das principais vias de acesso à cidade: a Linha Vermelha.  Ao longo dos 25 km de extensão, 2.300 luminárias foram substituídas por LED no programa Luz Maravilha. As obras incluíram a modernização de postes e transformadores, a troca de comandos e o balanceamento dos circuitos, além de toda a blindagem da rede com tecnologia antifurto.

A via, principal ligação de quem vem do aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, e também de municípios da Baixada Fluminense para o Centro do Rio, sofre constantemente com a falta de luz ocasionada por ações de furto e vandalismo. Por esse motivo, a blindagem de rede recebeu atenção especial do programa. Os cabos foram concretados, deixando apenas as extremidades expostas para a atuação das equipes responsáveis pela manutenção dos serviços de iluminação.

Até o momento, o programa Luz Maravilha superou a marca de 150 mil luminárias instaladas em toda a cidade, ultrapassando um terço de sua meta inicial, e atingiu todas as regiões do Rio de Janeiro simultaneamente. A primeira localidade finalizada foi o Complexo do Alemão, na região da Leopoldina, Zona Norte.

Além da Linha Vermelha, já foram modernizadas pelo programa vias de grande importância para o funcionamento do tráfego na cidade: entre elas, a Avenida Dom Hélder Câmara, que corta mais de dez bairros da Zona Norte, a Estrada Lagoa Barra, em São Conrado, as avenidas Presidente Vargas, no Centro, Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, a Santa Cruz, em Realengo, e a Estrada do Pau Ferro, em Jacarepaguá. Os túneis Zuzu Angel e Rafael Mascarenhas também tiveram a iluminação de LED entregue, assim como a orla da Praia Vermelha e o entorno da igreja de Nossa Senhora da Apresentação, em Irajá, a mais antiga da cidade.

O programa Luz Maravilha, Parceria Público-Privada (PPP) da prefeitura do Rio, vai modernizar até o fim de 2022, todos os 450 mil pontos de luz do Rio por LED, um modelo mais econômico, seguro e sustentável de iluminação pública.

• 26 de novembro de 2021