Fundação Parques e Jardins planta 30 árvores em parceria com voluntários no Leblon

Publicado em 04/08/2021 - 16:20 | Atualizado em 04/08/2021 - 16:25
Bairro Leblon ganhou 30 novas árvores - Divulgação/Prefeitura

O bairro Leblon ganhou 30 novas árvores em uma grande ação de plantio realizada nesta quarta-feira (04/08) pela Fundação Parques e Jardins (FPJ), órgão vinculado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com o Coletivo Leblon Verde. Mudas de grumixama, manga, jambo, escumilhas, ipê roxo e pau ferro foram plantadas nas imediações do Clube de Regatas Flamengo e na Avenida Mário Ribeiro.

Algumas mudas foram destinadas para a reposição de árvores mortas que já haviam sido removidas, e outras foram plantadas em novos pontos, após uma vistoria cuidadosa realizada pelos técnicos da FPJ em parceria com alguns moradores.

– Sabemos da prioridade dos plantios em outros locais mais áridos da cidade, mas nos organizamos e buscamos um espaço para o nosso bairro. Essas novas árvores trouxeram uma grande alegria e nossa resposta será da melhor forma possível, cuidando muito bem de tudo o que foi plantado e buscando melhorar ainda mais – destacou Cristina Almeida Rego Nascimento, representante do Coletivo Leblon Verde.

De acordo com ela, as mudas plantadas serão regadas pelos próprios moradores. Os voluntários buscam ainda o apoio das escolas do bairro para auxiliarem na rega das novas árvores.

Praça Antero de Quental
Nos últimos meses, as equipes da FPJ realizaram vistorias em alguns pontos do bairro para diagnosticar as principais necessidades dos espaços verdes que não receberam a devida manutenção nos últimos anos. Entre eles, a Praça Antero de Quental, que em junho passou por um mutirão de serviços que incluiu limpeza dos canteiros, remoção de espécies invasoras, poda de 19 árvores e retirada do gradil de ferro que estava prejudicando um ipê amarelo, conhecido como o “ipê do Rubem Fonseca”, árvore protegida pelo escritor, durante muitos anos.

• 4 de agosto de 2021