Desafio Liga Jovem marca presença em escolas da Zona Norte

Publicado em 13/05/2024 - 15:56 | Atualizado em 13/05/2024 - 15:59
Os estudantes Vagner Oliveira e Akianny Silva com a orientadora, a universitária Bárbara Dias, ao centro - Prefeitura do Rio

Apoio à inovação, com a criação de tecnologias transformadoras e a promoção de um futuro melhor, trazendo novas oportunidades para crianças de regiões vulneráveis da cidade. Esses são alguns dos objetivos do Desafio Liga Jovem, que realizará palestras de divulgação até sexta-feira (17/5), em 15 escolas municipais localizadas na área da 6ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), Zona Norte do Rio.

A Prefeitura do Rio, via Secretaria Municipal de Trabalho, apoia o Desafio e participa na articulação junto à Secretaria Municipal de Educação para levar a iniciativa, capitaneada pelo Sebrae por meio do Instituto Ideias de Futuro, a escolas públicas de ensino fundamental de alguns dos bairros mais pobres da cidade, como Pavuna, Ricardo de Albuquerque e Coelho Neto. Em 2023, a articulação rendeu frutos: o time da Escola Municipal Daniel Piza, na Pavuna, chegou às finais da etapa nacional do Desafio, realizada em São Paulo. Na ocasião, os estudantes Vagner Oliveira e Akianny Silva foram longe com a ideia de um aplicativo que automatiza a reciclagem de lixo.

– Nós apoiamos o Desafio Liga Jovem porque acreditamos no conhecimento como elemento para a superação das desigualdades e da vulnerabilidade social. O estímulo à inovação trará senso de responsabilidade e de cooperação a essa garotada, servindo de aprendizado para o mundo do trabalho que virá mais tarde – salienta o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes.

– Temos o papel de despertar a curiosidade e facilitar a percepção dos jovens em assuntos que influenciam suas realidades, tudo isso atrelado ao estímulo a competências empreendedoras, que serão demonstradas em seu comportamento, em seu protagonismo. O Desafio Liga Jovem é uma ótima oportunidade de aquisição de conhecimentos, de trabalho em equipe, de mudança de mindset e fomento ao empreendedorismo e à inovação. A educação empreendedora é muito mais do que ensinar sobre negócios, é incentivar que o estudante seja protagonista de sua própria vida e que faça a diferença por meio de sua ação e intervenção – reforça Antônio Kronemberger, gerente de Educação do Sebrae Rio.

Para esse ano, o objetivo do Desafio Liga Jovem é estimular ainda mais jovens a criarem soluções inovadoras para problemas do seu entorno. São quatro categorias: 8º e 9º ano do Ensino Fundamental; Ensino Médio; Educação Profissional (Técnico) e Educação Superior (Graduação e Tecnólogo). Os alunos dessas categorias devem formar uma equipe de dois a cinco estudantes, mais um professor ou profissional da educação como orientador. As inscrições são 100% gratuitas pelo site: desafioligajovem.com.br até o dia 7 de junho.

Após o período de divulgação nas escolas, começará a competição para valer: estudantes de todo o Brasil competirão em diversas etapas, incluindo a Virada Empreendedora, fases estaduais, regionais até as finais nacionais. Entre os prêmios para os primeiros colocados no Brasil, viagens nacionais e internacionais e equipamentos como notebooks e smartphones.

• 13 de maio de 2024