Publicado em 12/09/2022 - 12:57 | Atualizado em 12/09/2022 - 13:31
  • Início/
  • /
  • Depoimentos Cariocas: José Carlos Araújo é o próximo convidado das entrevistas do Arquivo Geral da Cidade
Garotinho contou detalhes de sua carreira de mais de 60 anos como locutor - Divulgação

Principal locutor esportivo em atividade no rádio brasileiro, José Carlos Araújo é o convidado dos Depoimentos Cariocas, nesta terça-feira (13/9), às 17h. Aos 82 anos, ele relembra não só momentos marcantes de sua trajetória profissional de mais de 60 anos, como também suas origens. Carioca do Grajaú, ele foi criado em Vila Isabel, de onde costumava ir a pé até o Maracanã. Mas, em vez de assistir aos jogos, “sempre ficava de olho nas cabines de rádio”. A entrevista será veiculada no canal do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro no YouTube, com chat aberto aos internautas durante a estreia.

Entre as memórias trazidas por José Carlos Araújo nos 60 minutos de bate-papo com o coordenador de Promoção Cultural do Arquivo Geral, Pedro Paulo Malta, estão lembranças de seus mestres na locução esportiva, como Luís Mendes e Valdir Amaral, e também personagens decisivos para o estilo de narração que criou, como o humorista Chico Anysio e o apresentador Chacrinha. A entrevista tem ainda as participações especiais do ex-craque Zico e do ex-treinador Carlos Alberto Parreira, que enviaram vídeos com perguntas a José Carlos Araújo. Já a apresentação da conversa coube ao secretário de Governo e Integridade Pública, Tony Chalita.

Já entre as memórias futebolísticas, José Carlos Araújo aproveitou a entrevista para explicar como criou os bordões que usa em suas transmissões esportivas e para recordar a noite de 19 de novembro de 1969, quando participou da transmissão do milésimo gol de Pelé pela Rádio Globo. Conhecido como Garotinho, o locutor também relembrou as emissoras onde trabalhou, como as rádios Globo, Nacional e Tupi, no Centro do Rio de Janeiro, onde foi gravada a entrevista para os Depoimentos Cariocas, no último dia 16 de agosto.

Depoimentos Cariocas é uma série em que o Arquivo Geral da Cidade vem registrando as memórias e reflexões de cariocas ilustres sobre a relação que têm com a cidade. Desde maio de 2021, quando a série foi inaugurada, já foram 17 entrevistas publicadas no YouTube da instituição, com personagens diversos e olhares múltiplos sobre a cidade. Entre os entrevistados que já gravaram seus depoimentos estão o escritor e jornalista Ruy Castro, o produtor Haroldo Costa, a cantora e atriz Zezé Motta, o jornalista Zuenir Ventura e o ex-prefeito da cidade Saturnino Braga, entre outros. Todas as entrevistas estão disponíveis no YouTube do Arquivo Geral da Cidade.

• 12 de setembro de 2022