Cursos de qualificação preparam profissionais para diversas áreas do mercado de trabalho

Publicado em 26/04/2023 - 07:00 | Atualizado em 26/04/2023 - 09:08

Às vésperas do Dia do Trabalho, comemorado na próxima segunda-feira (1º/5),  as secretarias municipais de Ciência e Tecnologia e Trabalho e Renda divulgam 645 vagas abertas em cursos gratuitos de qualificação profissional. A ideia é capacitar cariocas para que tenham mais chances de encontrar emprego.

As duas iniciativas ocorrem por meio de parceria com o Senai-RJ. A secretaria de Ciência e Tecnologia tem 500 vagas em diferentes cursos, destinadas a alunos das Naves do Conhecimento.  As três primeiras turmas, para 25 pessoas cada, serão de Operador de Computador, Programador Front-End e Assistente de Operações em Logística. O prazo para se candidatar termina nesta quarta-feira (26/04) ou domingo (30/04), conforme a área escolhida.

Em maio, a previsão é de vagas para o curso de Soldador de Aço Carbono Mag 6G. A inscrição é no site da Nave do Conhecimento.

A Secretaria de Trabalho e Renda oferece 145 oportunidades em cursos gratuitos, para quem tem a partir do 5º ano. As vagas são para Eletricista de Obras (matrícula até domingo, dia 30), Instalador de Sistemas Drywall (até 25 de maio), Mecânico de Manutenção e Instalação de Aparelhos de Climatização e Refrigeração (até 7 de junho) e Pintor de Edificações (até 29 de outubro).

O interessado deve preencher o cadastro de currículo online e  se inscrever presencialmente num dos sete Centros Municipais de Emprego, levando identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovantes de escolaridade e residência. As unidades funcionam das 8h às 16h, em Campo Grande, Engenho Novo, Ilha do Governador, Santa Cruz, Tijuca, Centro (para pessoas com deficiência) e Jacarepaguá.

• 26 de abril de 2023