Cidade do Rio está presente em congresso de inovação urbana no México

Publicado em 23/05/2023 - 22:20 | Atualizado
  • Início/
  • Cidade do Rio está presente em congresso de inovação urbana no México
O evento Smart City Latam Congress - Divulgação

O Rio de Janeiro está presente no Smart City Latam Congress, que teve início nesta terça-feira (23/05) na cidade de Mérida, província de Yucatán, no México. Durante o fórum ocorrem debates e trocas de experiências a respeito de ações que envolvem a utilização do espaço urbano, o turismo e a questão da habitação. O encontro é dirigido a administradores dos setores público e privado, além de representantes de universidades e instituições de ensino que buscam soluções para as cidades.

– O seminário consegue reforçar a importância de sempre buscarmos soluções inteligentes que possam impactar a vida do cidadão. E isso vai desde o incremento de ciclofaixas pela cidade até a expansão de novos pontos do BRT, algo que é proposto aqui no México e nós já temos concretizado – afirmou o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz, que participa do evento.

De acordo com o subprefeito, o Rio é uma cidade com grande capacidade de investimento e com grandes marcos de inovação:

– O BRT, o VLT, as naves do conhecimento e o Centro de Operações são projetos que já fazem parte da vida do carioca e estão em constante atualização e transformação.

O encontro terá palestras que mostrarão casos de melhor aproveitamento do espaço urbano para a prestação de serviços à população, estratégia de turismo para incremento de receita e tecnologias que possibilitem maior bem-estar nas residências a um custo baixo.

– O intuito de estar aqui é aprender e debater ideias para implementar na nossa cidade, como já ocorreu em experiências anteriores em Portugal e no Canadá. Mostrar coisas que já fizemos e conhecer outras que poderemos fazer no Rio em 2023 e em 2024. Não é só em Paris ou Nova York onde a tecnologia pode ser usada. O Rio é uma cidade que já vem promovendo e fomentando a ideia de um presente cada vez mais integrado e tecnológico, como ficou provado no último Web Summit – finalizou o subprefeito.

• 23 de maio de 2023