Publicado em 27/12/2021 - 10:35 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Cariocas avaliam serviços de água e esgoto da cidade por meio de consulta pública on-line
saneamento água esgoto rio-águasVista aérea do rio Cabuçu-Piraquê em direção à Baía de Sepetiba - Alberto Diniz / Divulgação

O  Plano  Municipal  de  Saneamento Básico do Rio de Janeiro – Água e Esgoto está em processo de revisão, e a Prefeitura do Rio quer saber a opinião da população sobre os serviços oferecidos na cidade. A consulta pública, que vai complementar  estudos  e  diagnósticos  realizados  por  equipes  técnicas,  ocorre  até quinta-feira no Portal da Prefeitura, na página da Fundação Rio-Águas, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O objetivo da consulta é ouvir as impressões e sugestões da população, a fim de aprimorar o planejamento das ações dos entes envolvidos. A elaboração da revisão é feita em conjunto com o Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá (CBH-BG) e com a Associação  Pró-Gestão  das  Águas  da  Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap).

O plano municipal e o plano metropolitano, do Governo do Estado, vão se complementar e servir de referência para as novas concessionárias que atuam na cidade. Conforme o  novo  marco  legal  do  saneamento, o município é o titular dos serviços e deve formular sua própria política pública.

As  primeiras  etapas  concluídas  da revisão do plano municipal já estão disponíveis  no  site  da  Rio-Águas  para consulta e acompanhamento. Em 10 de dezembro  foi  realizado  seminário  on-line sobre o tema, com a divulgação de estudos  sobre  os  sistemas  de  água  e esgoto da capital.

• 27 de dezembro de 2021