“Blitz da Vida” da Prefeitura contra a pandemia retorna ao Centro nesta semana

Publicado em 01/09/2020 - 12:52 | Atualizado em 01/09/2020 - 20:33
Iniciado há pouco mais de um mês com foco na retomada, projeto já resultou em quase 1,5 mil fiscalizações a estabelecimentos e ambulantes, e 178 acolhimentos a pessoas em situação de ruaIniciado há pouco mais de um mês com foco na retomada, projeto já resultou em quase 1,5 mil fiscalizações a estabelecimentos e ambulantes, e 178 acolhimentos a pessoas em situação de rua. Crédito: Divulgação Seop / Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), realiza, nesta semana, mais uma operação “Blitz da Vida” no Centro da cidade. O bairro foi o primeiro a receber, há pouco mais de um mês, o projeto que alia ordenamento urbano e outras medidas preventivas de combate à pandemia de Covid-19, como a distribuição de máscaras, em espaços públicos sensíveis a aglomerações durante a retomada. Ao todo, já foram feitas 1.448 fiscalizações e orientações a estabelecimentos comerciais e ambulantes, e 668 abordagens a pessoas em situação de rua, com 178 acolhimentos.

força-tarefa atua no Centro desde ontem, segunda-feira, dia 31/08, quando foram registradas 17 fiscalizações a estabelecimentos, com 10 inspeções sanitárias, e 51 entre ambulantes: 33 não autorizados foram orientados a se retirar do logradouro público. A ação resultou ainda em 19 abordagens a pessoas em situação de rua, com dois acolhimentosCerca de 250 quilos de resíduos sólidos também foram recolhidos no roteiro, que contemplou o entorno do Terminal Menezes Côrtes e da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), as ruas São José, da Quitanda, do Mercado e Sete de Setembro (entre a Avenida Rio Branco e a Rua Primeiro de Março), as praças XV e Mauá, e o Largo de São Francisco da Prainha.

Balanço geral da “Blitz” – Em pouco mais de um mês, de 21/07 a 28/08, a “Blitz” já resultou em 1.448 fiscalizações e orientações a estabelecimentos comerciais (702) e ambulantes (746), e 668 abordagens a pessoas em situação de rua, com 178 acolhimentos. A força-tarefa contabiliza ainda 489 multas de trânsito por diversas irregularidades, com 157 veículos removidos por estacionamento irregular; e retirada de mais de 36 toneladas de resíduos sólidos. O levantamento corresponde à atuação em dez bairros: Centro, Copacabana, Ipanema, Leblon, Campo Grande, Santa Cruz, Tijuca, Freguesia de Jacarepaguá, Taquara e Praça Seca.

Outros números – Desde o início das ações de combate à pandemia, em 18 de março, a Seop já integrou mais de 510 operações conjuntas em toda a cidade. Até 30 de agosto, foram fiscalizados 38.600 estabelecimentos, com 28.040 pontos comerciais fechados. Além disso, foram atendidas 11.315 ocorrências pelo Disk Aglomeração, que funciona com base em chamados à Central 1746.

Órgãos – As ações conjuntas são planejadas pela Subsecretaria de Operação (Subop) da Seop e contam, de acordo com a necessidade operacional, com efetivos da Guarda Municipal, e das coordenadorias de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer), Especial de Transporte Complementar (CETC) e de Cuidado e Prevenção às Drogas (CPD), ligadas à pasta; Subsecretaria de Licenciamento, Fiscalização e Controle Urbano (da Secretaria Municipal de Fazenda); Subsecretaria de Vigilância Sanitária (da Secretaria Municipal de Saúde); Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos; Comlurb; Cedae; Light; Rioluz; e Polícia Militar.

• 1 de setembro de 2020