Publicado em 16/02/2022 - 07:00 | Atualizado em 16/02/2022 - 07:49
  • Início/
  • /
  • Alerta Rio amplia parceria com Instituto de Meteorologia e passa a integrar mapa nacional
Céu nublado no Rio - Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

Dados do Alerta Rio, sistema de meteorologia da Prefeitura com sede no Centro de Operações (COR), passaram a integrar o mapa de estações do Instituto Nacional de Meteorologia. A iniciativa, em vigor desde o início deste ano, facilita a consulta de informações sobre as condições do tempo em todo o país, por meio de uma única plataforma: https://mapas.inmet.gov.br.

O Inmet é responsável pela meteorologia e pela climatologia no Brasil, e é fundamental que os dados do Alerta Rio façam parte dessa rede nacional, ampliando a visibilidade do conteúdo carioca não só para o cidadão, mas para estudiosos do tempo. A parceria entre os dois órgãos vem desde os Jogos Olímpicos de 2016, com a troca de informações sobre o município.

Atualmente o Alerta Rio tem 33 estações telemétricas, em todas as regiões da cidade, sendo 26 pluviométricas, que fazem leitura de chuva. As demais registram também as temperaturas e a umidade do ar. O sistema atua 24 horas, monitorando as condições do tempo e fazendo a previsão para até quatro dias. O carioca acessa as informações em tempo real, nos canais do COR nas redes sociais (@operacoesrio no Twitter, no Instagram e no Facebook) e no aplicativo COR.Rio, onde também é possível receber alertas sobre o deslocamento de núcleos de chuva e sua intensidade.

Parcerias

Com o objetivo de aprimorar cada vez mais a previsão do tempo e amenizar os impactos da chuva, o Alerta Rio e o COR também têm parcerias com outras instituições federais, como o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

• 16 de fevereiro de 2022