Repórteres mirins das escolas municipais publicam notícias no site da Andar

Publicado em 17/05/2023 - 13:08 | Atualizado
Os alunos da E.M. Isaías Alves participam do projeto Andar - Prefeitura do Rio

Já está no ar o site da Andar (Agência de Notícias dos Alunos da Rede), no qual os estudantes que participam do projeto, realizado pela MultiRio com a Subsecretaria de Ensino da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, publicam suas próprias notícias. No site, as 11 iniciativas que fazem parte da Andar podem, assim, mostrar a todo o público o resultado de sua produção de notícias nas escolas cariocas, em atividades realizadas pelos alunos com a mediação de seus professores. Com a produção em vários formatos – texto, podcast, vídeos e fotos -, a diversidade também está na representação dos diferentes cantos da cidade: cada escola participante está na área de uma das 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) da secretaria.

O site da Andar foi desenvolvido pela MultiRio e mostra as notícias mais recentes, publicadas pelos próprios estudantes nas suas escolas. Permite, ainda, ver todas as matérias publicadas, com busca por editoria, CRE, escola, bairro e projeto participante. Além do ambiente de visualização das notícias pelo público, foi desenvolvido um “ambiente de produção”, na qual professores e alunos têm acesso às ferramentas de publicação de suas notícias. Inteligência artificial, fake news e um encontro de alunos com ex-atleta de basquete são alguns dos temas das notícias que podem ser lidas no site.

O projeto da agência estudantil, que lança seu site ao final da fase piloto, busca reconhecer e desenvolver iniciativas de jornalismo estudantil existentes na Rede Municipal do Rio, e estimular novas práticas. O site está disponível ao público após o ciclo inicial que envolveu o mapeamento de iniciativas de jornalismo estudantil e visitas às escolas, junto com as CREs; e a realização de formações para estudantes e professores participantes do projeto.

O ciclo de formação para os professores responsáveis pelas iniciativas escolares contou com um diálogo sobre currículo, midiaeducação e fake news, entre outros. Já os estudantes receberam oficinas com atividades práticas sobre construção da notícia, fato e opinião etc. Videoaulas sobre agência de notícias, produção jornalística, ética, fake news e outros materiais complementares – tanto para os alunos quanto para os docentes, também fazem parte da formação.

A Andar também conta com a parceria da Lupa, hub de combate à desinformação, no objetivo comum de promover a reflexão sobre questões como fake news e o olhar crítico sobre as mídias na educação básica.

A Agência de Notícias dos Alunos da Rede é uma das ações apresentadas dentro do Projeto Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede, com esforços articulados entre a MultiRio e a Secretaria Municipal de Educação que buscam promover o desenvolvimento das competências nesse campo entre estudantes e professores das escolas cariocas.

As unidades escolares que participam desta fase da Andar são as seguintes:
1ª CRE

E.M. Anísio Teixeira

Papo Reto na Escola

Sobre a MultiRio

Vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SME), a Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio de Janeiro (MultiRio) tem como objetivo promover ações em diferentes meios tecnológicos, articuladas com a política municipal de educação. Desenvolve produtos em diversas mídias e plataformas em apoio à rede pública municipal de ensino e tem como público prioritário os professores e alunos das escolas municipais.

• 17 de maio de 2023