Publicado em 25/10/2023 - 18:11 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Inovação e educação para as mídias são tema de intercâmbio entre professores do Rio Grande do Sul e MultiRio
MultiRio promove encontro com professores de Passo Fundo (RS) - Divulgação

Professores do município de Passo Fundo (RS) estiveram na sede da MultiRio nesta quarta-feira (25/10) para conhecer as ações e produções desenvolvidas pela empresa. O grupo, acompanhado por integrantes de sua Secretaria Municipal de Educação, participou de um encontro no qual o tema foi educação para mídias, tecnologias e inovação na educação, e produções para estudantes e professores. O intercâmbio fez parte da premiação da Missão Educação do Futuro, da Prefeitura de Passo Fundo, programa de formação que leva gestores das escolas para conhecer contextos educacionais fora do município.

No encontro houve a troca de experiências sobre as respectivas redes públicas de educação, na qual a equipe da MultiRio destacou os desafios representados pela rede carioca, com sua diversidade e distribuição por todo o território da cidade. Foram também apresentados aos professores visitantes a atuação da MultiRio de apoio à política pública de Educação municipal, suas especificidades e destaques da sua produção.

– A experiência de estar aqui mostra um outro lado do que a Educação pode oferecer. Uma empresa desse cunho, voltada para a educação, amplia muito os horizontes de quem está dentro da sala de aula ou gerindo uma escola. É maravilhoso ver projetos que são realizados ouvindo o que a escola faz e multiplicados pela MultiRio. Vamos poder levar um pouco do que aprendemos aqui para nossa experiência e o melhor é saber que o site da MultiRio está disponível para ser explorado e utilizado – disse Audete Portella, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José de Anchieta (Passo Fundo/RS).

Algumas das produções da MultiRio apresentadas foram a coleção Que Medo!, formada por animações, livros com o recurso da realidade aumentada – utilizado a partir de aplicativo disponível na Play Store – e teatrinho para recortar e montar; e o projeto Meias Aventuras, com animações, site com jogos e atividades digitais, e kit de criação de narrativas com fantoche de meia. Além desses projetos, outro destaque do encontro foi a plataforma digital Cartografias de Boas Práticas da Rede, que traz mapeamentos georreferenciados com os registros de iniciativas bem-sucedidas e práticas inovadoras na Rede Municipal do Rio.

– Passo Fundo tem avançado bastante nos últimos anos no que se refere à criação de alternativas e qualificação da educação, em especial quando a gente identifica um gap educacional agravado pela pandemia. Buscando iniciativas públicas que pudessem qualificar a educação, chegamos à MultiRio, como um espaço de produção de conteúdo, de formação de professores, que já existe há 30 anos – afirmou o secretário municipal de Educação de Passo Fundo, Adriano Canabarro Teixeira, destacando projetos em seu município, relacionados a boas práticas escolares e à produção de conteúdos pelos alunos, que podem se inspirar na experiência carioca.

Para o presidente da MultiRio, Paulo Miranda, o contato com as experiências de outros municípios mostra convergências, como, por exemplo, na necessidade da identificação e reconhecimento de boas práticas das escolas:

– É um prazer muito grande receber esse grupo de professores. Esses encontros sempre têm dois lados: o que nos deixa felizes e orgulhosos de ter o reconhecimento pelo trabalho da MultiRio, mas também o lado de conhecer outras experiências, outras realidades, e isso é sempre enriquecedor para nosso trabalho.

Sobre a MultiRio

Vinculada à Secretaria Municipal de Educação, a MultiRio – Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio – tem como objetivo desenvolver ações e conteúdos em diferentes mídias e plataformas, em diálogo com a política municipal de Educação. Com seu projeto Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede, a Empresa oferece um conjunto de ações para promover o desenvolvimento da cultura digital entre estudantes e professores das escolas cariocas.

• 25 de outubro de 2023