Corredor Transoeste passa por revitalização com a substituição do pavimento e construção de novos terminais

Publicado em 16/06/2023 - 14:22 | Atualizado em 22/09/2023 - 17:43
Operários da Prefeitura trabalham na substituição do pavimento das pistas do corredor Transoeste - Fabio Motta/Prefeitura do Rio

O corredor Transoeste do sistema BRT passa por uma grande revitalização. Em 2022, começaram as obras de substituição do pavimento das pistas ao longo dos 31 quilômetros da calha. Por outro lado, quatro estações do corredor serão transformadas em terminais, com o objetivo de proporcionar mais conforto e segurança aos passageiros. Além disso, os novos ônibus amarelinhos comprados pela Prefeitura já circulam em dois trechos da Transoeste.

Recuperação da calha na Transoeste ultrapassa 75%

A Secretaria de Infraestrutura deu início à revitalização do sistema do BRT Transoeste em julho de 2022. Desde então, o serviço vem sendo executado pela pasta em dois trechos: do Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, até o túnel Vice-Presidente José Alencar, na Grota Funda; e da saída do túnel em direção ao futuro Terminal Pingo D’Água, em Guaratiba. Mais de 75% dos serviços já foram concluídos. Os investimentos ultrapassam R$ 221 milhões, e a previsão é que os trabalhos nas novas pistas sejam concluídos até o fim de 2023.

Novos terminais do BRT Transoeste

Dentro da proposta de requalificação do Sistema BRT, quatro estações do corredor Transoeste serão transformadas em terminais: Mato Alto, Pingo D´Água, Curral Falso e Magarça. O objetivo é proporcionar mais conforto e segurança aos passageiros que viajam diariamente de BRT pela Zona Oeste. Os investimentos ultrapassam R$ 180 milhões.

As obras preveem, além da expansão das antigas estações, a criação de passarelas de acesso às novas estruturas e aos terminais alimentadores, que farão a integração entre ônibus e vans com vias importantes, como a Estrada de Sepetiba e a Avenida Cesário de Melo. Além disso, os projetos incluem melhorias viárias e de drenagem, que aumentarão a capacidade de escoamento de água e de combate a enchentes em dias de grande volume de chuva.

Os trabalhos estão em andamento nos quatros terminais. No Malto Alto e no Magarça já foram feitas as fundações, serviços de drenagem e terraplanagem, e a construção dos novos viadutos e da passarela já começa a ganhar forma. No Mato Alto, parte da estação foi desmontada para a construção do futuro terminal, que será integrado por dois novos terminais de ônibus e vans. A passarela que irá receber usuários tanto de Sepetiba como de Campo Grande já teve sua estrutura das rampas colocada e, em breve, a passarela será lançada. O projeto ainda prevê retornos para os veículos comuns e um bicicletário com capacidade para 250 vagas.

O Terminal Magarça, prevê a implantação de mais um módulo conectado ao existente, além de um terminal alimentador de ônibus e vans vindos da Estrada do Magarça. O novo terminal terá estacionamento exclusivo para 250 bicicletas.

O novo Terminal Pingo D’Água vai ter 17 mil metros quadrados (hoje são apenas 2 mil metros quadrados) substituirá a estação de mesmo nome, com integração entre os ônibus alimentadores e vans oriundos da Estrada da Pedra e da Avenida Dom João VI. Já foram concluídas as melhorias no sistema de drenagem no entorno do novo terminal e as fundações. Em virtude do alto tráfego de ciclistas na região de Guaratiba, o novo bicicletário com capacidade para 600 bikes já está em execução.

Para a implantação do Terminal Curral Falso, a antiga estação que tem apenas 300 metros quadrados será demolida e dará lugar a outra 56 vezes maior, com 16 mil metros quadrados. Enquanto durarem as obras, uma estação provisória estará em funcionamento. Serão construídos uma passarela de acesso ao novo terminal e um terminal alimentador que fará a integração entre os ônibus e as vans vindos da Estrada de Sepetiba e da Avenida Cesário de Melo. Também haverá melhorias nos sistemas viário e de drenagem no entorno e a instalação de uma parada para 400 bicicletas.

• 16 de junho de 2023