Secretaria do Ambiente e Clima demole imóvel irregular dentro do Parque Urbano Fazenda do Viegas

Publicado em 29/09/2022 - 11:33 | Atualizado
Os fiscais ambientais flagraram invasão da área, com supressão de vegetação e um imóvel de alvenaria - Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente e Clima (SMAC) e com o apoio da Subprefeitura da Zona Oeste, realizou uma operação, na manhã desta quinta-feira (29/9), para demolir uma construção irregular dentro do Parque Urbano Fazenda do Viegas, em Senador Camará. Os fiscais ambientais flagraram invasão da área, com supressão de vegetação e um imóvel de alvenaria, com diversas peças de roupas e utensílios de cozinha, além de um cavalo, indicando a permanência de pessoas no local. Uma retroescavadeira foi utilizada para a demolição.

– Estamos monitorando os casos de construções ilegais em áreas ambientalmente protegidas, e nossas equipes vão continuar atuando sete dias por semana com o objetivo de combater as irregularidades e preservar o meio ambiente e as áreas verdes da nossa cidade – destacou o vice-prefeito e secretário municipal do Ambiente e Clima, Nilton Caldeira.

A área tem quase 100 mil metros quadrados e fica em uma elevação isolada, uma ilha verde que faz parte do Maciço da Pedra Branca, em uma região dominada pelo tráfico de drogas. O casarão sede da fazenda é uma obra arquitetônica pertencente ao período colonial, datada do século XVIII, tombada em 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e esconde valores históricos, ambientais e culturais inestimáveis para o Rio de Janeiro e para o Brasil.

O coordenador de Defesa Ambiental da SMAC, José Maurício Padrone, ressaltou a importância da vegetação do Parque Urbano Fazenda do Viegas, que interfere sensivelmente no microclima, contribuindo para o aumento da umidade relativa do ar, para a redução da temperatura e, consequentemente, para a melhoria do conforto térmico aos moradores da redondeza.

A operação também contou com o apoio do 14º Batalhão da Polícia Militar (Bangu).

• 29 de setembro de 2022