Publicado em 16/07/2019 - 16:15 | Atualizado em 16/07/2019 - 16:16
  • Início/
  • /
  • Secretaria de Meio Ambiente recupera orla da Praia da Macumba e costão de acesso à Prainha
Costão de acesso à Prainha

A Secretaria de Meio Ambiente da Cidade Rio de Janeiro (SMAC) iniciou, esta semana, um ciclo de reflorestamento no Recreio, na zona oeste da cidade,  que compreende a orla da Praia da Macumba e o costão de acesso à Prainha.

Após ser destruída por uma ressaca, a orla da Praia da Macumba passou por obras de recuperação de reconstrução e remodelamento da urbanização. Foram 550 metros de extensão recuperados e com um cenário especial: foram criados canteiros de vegetação de restinga ao longo do trecho da orla.

No costão, foi executado o plantio de  cerca de 45.000 m2 de vegetação. O trabalho levou  em consideração o aspecto paisagístico da região.

O plantio foi executado com espécies como a Schinus terebenthifolius, chamada de pimenta rosa (folhas parecidas com a da arruda, com frutinhos vermelho vivos) e a Senna pendula (flores amarelas).

“Como reduto do surf, a recuperação desse santuário ecológico é algo inspirador. Saber que estamos avançando e melhorando pontos turísticos como a Praia da Macumba e o Costão da Reserva é um orgulho para todos nós que defendemos e somos verdadeiros apaixonados pelo meio ambiente! Acho que a Secretaria fazendo a parte dela já é um motivador para que os frequentadores também se conscientizem e preservem esses lugares que todos nós amamos visitar, mas se o cidadão não fizer a parte dele estaremos enxugando gelo e desperdiçando nosso maior patrimônio.” Marcelo Queiroz, Secretário Municipal de Meio Ambiente da Cidade

É importante ressaltar a importância da continuidade da manutenção pelos próximos 24 meses. E para isso, a secretaria municipal de meio Ambiente vai precisar e muito da colaboração da população para que mantenha o local limpo e preservado.

• 16 de julho de 2019